Publicação: Formação de professores(as) de química com foco na equidade educacional
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Data
Autores
Orientador
Bego, Amadeu Moura 

Coorientador
Pós-graduação
Química - IQAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A partir da necessidade de formar professores(as) para a equidade educacional (EE), urgência destacada como subitem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, esta pesquisa teve como temática geral a formação continuada de professores(as) de química com foco nessa perspectiva. O objetivo principal foi avaliar de que maneira a implementação de um percurso formativo incide na prática de ensino e na valoração dos aspectos de EE de um professor de química em exercício. Para entender a celeuma que envolve o conceito de equidade, realizou-se um levantamento cienciométrico e utilizou-se o Programa Harvard Teacher Fellows como exemplo prático. A partir do conjunto de dados obtidos, estabelecemos um percurso formativo pautado em cinco princípios: 1. EE como objetivo e temática transversal ao percurso formativo; 2. Articular pesquisa acadêmica e reflexão coletiva sobre a prática profissional em contexto; 3. Planejamento autoral de grandes unidades didáticas com foco no conteúdo de ensino e fundamentadas na didática do conteúdo; 4. A formação de professores(as) centrada na prática; e 5. O estabelecimento de Comunidade de Prática com constantes devolutivas formativas. Como desenho de pesquisa, utilizamos os princípios da Design-Based Research e as fontes de informações empíricas foram compostas por sujeitos, documentos e espaços. O sujeito foi um professor de uma escola estadual localizada no município de Jaú/SP. O documento foi seu plano de ensino e os espaços foram as salas de aulas e os encontros formativos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevista, gravações e notas de campo. O referencial de análise adotado foi a análise categorial, mediante o estabelecimento de categorias a priori. Antes do percurso formativo, a prática de ensino do sujeito analisado apontava carência de consistência com a utilização exclusiva da metodologia tradicional e com estratégias didáticas e avaliativas de baixo engajamento. Durante o percurso formativo, o sujeito avançou em termos de práticas de ensino mais consistentes a partir da articulação da metodologia com os demais elementos do planejamento de ensino, maior abertura para reflexão e diálogo entre pares, conexão de conteúdo com a realidade dos(as) estudantes e utilização de novas estratégias didáticas e avaliativas. Em termos de competência cultural, houve avanços no engajamento dos(as) estudantes, mas limitações no que se refere à autorreflexão e na capacidade de aprimorar a valorização individual dos(as) alunos(as). No campo da consciência sociopolítica, percebemos a necessidade de aprofundamento sobre a natureza e epistemologia da ciência no sentido de superar visões distorcidas.
Resumo (inglês)
Based on the need to teacher education for Educational Equity (EE), an urgency highlighted as a sub-item of the United Nations Sustainable Development Goals, this research had as its general theme the continuing education of chemistry teachers with a focus on this perspective. The main objective was to evaluate how the implementation of a teacher education course impacts the teaching practice and the valuation of EE aspects of an in-service chemistry teacher. To understand the controversy surrounding the concept of equity, a scientometric survey was conducted and the Harvard Teacher Fellows Program was used as a practical example. Based on the data obtained, a teacher education course was established based on five principles: 1. EE as an objective and cross-cutting theme of the training course; 2. Articulating academic research and collective reflection on professional practice in context; 3. Authorial planning of large teaching units focused on teaching content and based on content didactics; 4. Teacher education centered on practice; and 5. Establishment of a Community of Practice with constant formative feedback. As a research design, we used the principles of Design-Based Research and the sources of empirical information were composed of subjects, documents and spaces. The subject was a teacher from a state school located in the city of Jaú/SP. The document was his teaching plan and the spaces were the classrooms and formative meetings. Interviews, recordings and field notes were used as data collection instruments. The analysis framework adopted was categorical analysis, through the establishment of a priori categories. Before the formative course, the teaching practice of the subject analyzed indicated a lack of consistency with the exclusive use of traditional methodology and with low-engagement didactic and assessment strategies. During the formative course, the subject advanced in terms of more consistent teaching practices based on the articulation of the methodology with the other elements of the teaching plan, greater openness to reflection and dialogue among peers, connection of content with the reality of the students and use of new didactic and assessment strategies. In terms of cultural competence, there were advances in student engagement, but limitations in terms of self-reflection and the ability to enhance students' individual appreciation. In the field of sociopolitical awareness, we perceived the need to deepen our understanding of the nature and epistemology of science in order to overcome distorted views.
Descrição
Palavras-chave
Professores - Formação, Planejamento educacional, Ciências - Estudo e Ensino, Pesquisa qualitativa, Professores de Química
Idioma
Português
Como citar
FERRARI, Tarso Bortolucci. Formação de professores(as) de química com foco na equidade educacional. 2025. Tese (Doutorado em Química) – Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, 2025.