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Publicação:
Jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física: uma sequência didática colaborativa

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Orientador

Romero, Luiz Rogério

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Objeto educacional

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Dissertação foi desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional de Educação Física (ProEF) da Universidade Estadual Paulista, na área de concentração, Educação Física Escolar. Considerando a importância dos jogos populares no contexto escolar, tanto para sua preservação quanto para o desenvolvimento integral dos estudantes, assim como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, indica-se que esses jogos devem ser tematizados como conteúdo nas aulas de Educação Física. Desse modo, surgiu a seguinte inquietação: quais são os conhecimentos e práticas em jogos populares entre os estudantes do ensino fundamental do 4º e 5º anos? Partindo dessa problematização, este trabalho buscou compreender o contexto histórico dos jogos populares, sua presença e utilização na escola e nas aulas de Educação Física e como este conteúdo está organizado e sistematizado nos documentos legais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo participante e que teve como objetivo descrever e analisar a elaboração e o desenvolvimento de uma unidade didática colaborativa sobre a temática jogos populares entre os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A pesquisa foi realizada no município de Sorocaba/SP, em uma escola pública. Participaram do estudo cinquenta e sete alunos de duas turmas, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para o levantamento de dados, foram utilizados questionários iniciais aberto e final de múltipla escolha, os diários de campo da pesquisadora e as produções dos estudantes. Os dados coletados em diário de campo foram analisados através da análise de conteúdo conforme proposto por Bardin (2016), os quais foram construídos durante a aplicação da sequência didática realizada nos meses de abril a junho de 2024. Os resultados mostraram que os jogos populares quando inseridos nas aulas de Educação Física como conteúdo e planejados de maneira sistematizada e contextualizada, pode oportunizar aos estudantes conhecimento, ampliação e compreensão dos valores históricos, culturais e sociais. O professor colocando o estudante como o centro do processo de ensino e aprendizagem e levando em consideração seus conhecimentos prévios pode aumentar sua participação e envolvimento durante as aulas. Pode-se concluir que a sistematização colaborativa de uma sequência didática em Jogos Populares, para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, pode ser uma importante estratégia e contribui para o processo de ensino e aprendizado em Educação Física Escolar.

Resumo (inglês)

This dissertation was developed within the Professional Master's Program in Physical Education (ProEF) at São Paulo State University, in the field of concentration, School Physical Education. Considering the importance of popular games in the school context, both for their preservation and the integral development of students, as well as the National Common Curricular Base and the São Paulo Curriculum, it is suggested that these games should be addressed as content in Physical Education classes. In this sense, the following question arose: what are the knowledge and practices related to popular games among students in the 4th and 5th grades of elementary school? Based on this issue, this study aimed to understand the historical context of popular games, their presence and use in schools and Physical Education classes, and how this content is organized and systematized in legal documents. This is a qualitative, participatory research that aimed to describe and analyze the creation and development of a collaborative didactic unit on the theme of popular games among students in the Early Years of Elementary School. The research was conducted in the city of Sorocaba/SP, in a public school. Fifty-seven students from two classes, 4th and 5th grades of Elementary School, participated in the study. For data collection, open initial and final multiple-choice questionnaires, field diaries from the researcher, and student productions were used. The data collected in the field diary were analyzed through content analysis as proposed by Bardin (2016), which was constructed during the application of the didactic sequence carried out from April to June 2024. The results showed that when popular games are included in Physical Education classes as content and planned in a systematized and contextualized manner, they can provide students with knowledge, broaden their understanding, and enhance their appreciation of historical, cultural, and social values. By placing the student at the center of the teaching and learning process and considering their prior knowledge, the teacher can increase student participation and involvement during the classes. It can be concluded that the collaborative systematization of a didactic sequence on Popular Games for Elementary School - Early Years can be an important strategy and contribute to the teaching and learning process in School Physical Education.

Descrição

Palavras-chave

Jogos populares, Educação física escolar, Currículo, Unidade didática, Popular games, School physical education, Curriculum, Didactic unit

Idioma

Português

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