Publicação: Educação ambiental e saúde pública no ensino fundamental
dc.contributor.author | Rocha, Cláudia Solano [UNESP] | |
dc.contributor.author | Moreira, Raquel Regina Duarte [UNESP] | |
dc.contributor.author | Sacramento, Luís Vitor Silva do [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:11:47Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:11:47Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: Atualmente, é importante que assuntos relacionados ao meio ambiente e saúde pública sejam discutidos nas escolas públicas do Ensino Fundamental. Através de projetos envolvendo esses temas, espera-se incentivar o trabalho coletivo e a cooperação entre os próprios alunos, estes e o professor, entre a escola e a comunidade e também sensibilizar e mostrar a todos os setores da sociedade a necessidade de se posicionar pela preservação da natureza e de defender a importância desta na qualidade de vida. Objetivos: Conscientizar alunos de 1a e 2a séries do Ensino de Fundamental quanto a importância do papel do ser humano dentro do ambiente em que vive, envolvendo assuntos que estejam relacionados com cultivo de espécies medicinais e hortícolas, as quais são utilizadas como matéria-prima vegetal para produção de medicamentos fitoterápicos, inserindo desta forma, a Educação Ambiental e de Saúde na rotina escolar. Métodos: Serão abordados conceitos básicos de Saúde Pública e de reciclagem e reutilização de materiais de difícil decomposição no ambiente, bem como de compostagem material orgânico.Os conceitos a serem desenvolvidos deverão respeitar o nível de entendimento intelectual dos expectadores, inserindo os assuntos de forma explícita através de palestras, cartilhas, estudos dirigidos, técnicas teatrais, montagem e manutenção de canteiros de plantas medicinais na escola e apresentação de vídeos e murais elaborados pelos alunos. Através das atividades desenvolvidas, do envolvimento, da participação e da compreensão dos assuntos trabalhados (conduzindo o aluno a uma reflexão e posicionamento após cada etapa apresentada), será possível avaliar se o nível de conscientização ambiental e de Saúde Pública foi realmente atingido. Resultados: Espera-se com este Projeto que a Educação Ambiental e de Saúde Pública sejam gradativamente inseridas na rotina escolar, o que considera-se necessário para o desenvolvimento de uma consciência ambientalista, tornando as crianças partícipes da luta de preservação de espécies vegetais, sobretudo medicinais e também na construção de uma vida saudável. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Princípios Ativos Naturais e Toxicologia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Princípios Ativos Naturais e Toxicologia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e7.htm | |
dc.identifier.lattes | 1493338692663672 | |
dc.identifier.lattes | 7710344461864924 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-4253-0320 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148464 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Educação ambiental e saúde pública no ensino fundamental | pt |
dc.type | Resumo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 95697b0b-8977-4af6-88d5-c29c80b5ee92 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 95697b0b-8977-4af6-88d5-c29c80b5ee92 | |
unesp.author.lattes | 1493338692663672 | |
unesp.author.lattes | 7710344461864924[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-4253-0320[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Araraquara | pt |
unesp.department | Princípios Ativos Naturais e Toxicologia - FCF | pt |