Publicação: Escolas, professores e caipiras: exercício para um descentramento histórico
dc.contributor.author | Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:48:42Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:48:42Z | |
dc.date.issued | 2005-03 | |
dc.description.abstract | Com a intenção de constituir um cenário histórico para a formação e atuação de professores no interior do estado de São Paulo, este artigo esboça o que chamamos de Educação (Matemática) caipira, aproveitando uma adjetivação já consagrada pela Sociologia. O termo descentramento, emprestado de Hall (2004), serve, aqui, para intensificar uma característica deste estudo, a saber, a pretensão de dissociar-se das abordagens mais freqüentes, tanto na História da Educação quanto na História da Educação Matemática, que tomam como ponto de partida os grandes centros e as instituições formadoras clássicas (como as Faculdades de Filosofia), negligenciando uma pluralidade de aspectos que, segundo cremos, é essencial para se compreender, mais ampla e globalmente, certas práticas educativas. Para efetivar tal intenção, partimos de uma caracterização do sistema educacional rural para, em seguida, situar o movimento de ampliação do ensino secundário, cuja ênfase determinante ocorre na década de 1950 com a construção de escolas e a necessidade de formar professores que nelas atuassem. Embora focando, nesses dois aspectos, a região de Bauru (SP), percebe-se que as compreensões que daí surgem podem caracterizar outros contextos. Finalmente, discutimos a Nova Alta Paulista, região de colonização mais recente, com o que se configura um movimento de intercâmbio entre, de um lado, as regiões mais velhas do estado e suas instituições já bem estabelecidas e, por outro, as regiões novas, com o que uma espécie da ampliação do conceito de colonização, agora aplicada ao contexto educacional, pode ser vislumbrada. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista | |
dc.format.extent | 121-136 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000100009 | |
dc.identifier.citation | Educação e Pesquisa. São Paulo, SP, Brazil: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 31, n. 1, p. 121-136, 2005. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1517-97022005000100009 | |
dc.identifier.file | S1517-97022005000100009.pdf | |
dc.identifier.issn | 1517-9702 | |
dc.identifier.issn | 1678-4634 | |
dc.identifier.scielo | S1517-97022005000100009 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/213021 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo | |
dc.relation.ispartof | Educação e Pesquisa | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Escola rural | pt |
dc.subject | Descentramento | pt |
dc.subject | História | pt |
dc.title | Escolas, professores e caipiras: exercício para um descentramento histórico | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.department | Matemática - FC | pt |
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