Literatura de mulheres negras no Brasil: uma análise da obra de Carolina Maria de Jesus a partir da noção de cuidado de si
Loading...
Date
Advisor
Souza, Luís Antônio Francisco de 

Coadvisor
Graduate program
Ciências Sociais - FFC
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Master's thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
A presente pesquisa, tem por objetivo a compreensão dos textos autobibliográficos de Carolina Maria de Jesus como formas de exercícios de si, através da escrita de si como meio de subjetivação para a resistência da violência de gênero, a partir do uso da leitura foucaultiana, como ferramenta para conceber a literatura como prática de si. Para a realização dessa análise duas questões serão norteadoras, a primeira: é possível ler uma obra literária como forma de resistência da violência? Será que uma leitura da noção de cuidado de si pode ajudar a iluminar esta questão? Com base nessas questões, a análise do cuidado de si é relacionada como uma prática ascética do sujeito sobre si, que tem como principal função ética e política o desassujeitamento do sujeito dos modos de dominação.
Abstract (english)
The aim of this research is to understand the autobiographical texts of Carolina Maria de Jesus as forms of self-exercise, through the writing of the self as a means of subjectivation for the resistance of gender violence, based on the use of Foucauldian reading as a tool for conceiving literature as a practice of the self. In order to carry out this analysis, two questions will guide us: firstly, is it possible to read a literary work as a form of resistance to violence? Can a reading of the notion of self-care help to shed light on this question? Based on these questions, the analysis of self-care is related to the ascetic practice of the subject over the self, whose main ethical and political function is to disassociate the subject from modes of domination.
Description
Keywords
Violência de gênero, Interseccionalidade, Cuidado de si, Escrevivência e subjetivação, Gender violence, Intersectionality, Self-care, Self-writing and subjectivation
Language
Portuguese
Citation
ROCHA, Gabriela de Cássia Savério. Literatura de mulheres negras no Brasil: uma análise da obra de Carolina Maria de Jesus a partir da noção de cuidado de si. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.

