Publicação: Literatura de mulheres negras no Brasil: uma análise da obra de Carolina Maria de Jesus a partir da noção de cuidado de si
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Souza, Luís Antônio Francisco de 

Coorientador
Pós-graduação
Ciências Sociais - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa, tem por objetivo a compreensão dos textos autobibliográficos de Carolina Maria de Jesus como formas de exercícios de si, através da escrita de si como meio de subjetivação para a resistência da violência de gênero, a partir do uso da leitura foucaultiana, como ferramenta para conceber a literatura como prática de si. Para a realização dessa análise duas questões serão norteadoras, a primeira: é possível ler uma obra literária como forma de resistência da violência? Será que uma leitura da noção de cuidado de si pode ajudar a iluminar esta questão? Com base nessas questões, a análise do cuidado de si é relacionada como uma prática ascética do sujeito sobre si, que tem como principal função ética e política o desassujeitamento do sujeito dos modos de dominação.
Resumo (inglês)
The aim of this research is to understand the autobiographical texts of Carolina Maria de Jesus as forms of self-exercise, through the writing of the self as a means of subjectivation for the resistance of gender violence, based on the use of Foucauldian reading as a tool for conceiving literature as a practice of the self. In order to carry out this analysis, two questions will guide us: firstly, is it possible to read a literary work as a form of resistance to violence? Can a reading of the notion of self-care help to shed light on this question? Based on these questions, the analysis of self-care is related to the ascetic practice of the subject over the self, whose main ethical and political function is to disassociate the subject from modes of domination.
Descrição
Palavras-chave
Violência de gênero, Interseccionalidade, Cuidado de si, Escrevivência e subjetivação, Gender violence, Intersectionality, Self-care, Self-writing and subjectivation
Idioma
Português
Como citar
ROCHA, Gabriela de Cássia Savério. Literatura de mulheres negras no Brasil: uma análise da obra de Carolina Maria de Jesus a partir da noção de cuidado de si. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.