Publicação: O Bildungsroman feminino em Ciranda de Pedra (1954), de Lygia Fagundes Telles e O peso do pássaro morto (2017), de Aline Bei
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Data
Autores
Orientador
Azevedo, Sílvia Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Letras - FCLAS 33004048019P1
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa objetiva analisar a presença de traços estruturais e temáticos do romance de formação feminino nas obras Ciranda de Pedra (1954), de Lygia Fagundes Telles, e O peso do pássaro morto (2017), de Aline Bei. Para tanto, são consideradas as discussões teóricas acerca do Bildungsroman, realizadas por autores como Cristina Ferreira Pinto (1990), Wilma Patrícia Maas (2000), Franco Moretti (2020), Elaine Hoffman Baruch (1981), Cintia Schwantes (2007), entre outros. Mais especificamente, o estudo se propôs a investigar, de maneira crítica e comparativa, o desenvolvimento das duas personagens femininas que protagonizam os romances em questão e sua relação com o contexto social, moral e de gênero no interior dos respectivos contextos nos quais estão inseridas. A decadência do núcleo familiar, presente tanto na obra de Telles quanto na obra de Bei, permitiu estabelecer semelhanças e diferenças, entre as trajetórias das protagonistas. Além disso, a pesquisa abriu espaço para investigar, de forma parcial, a recepção dos dois romances em foco, dentro dos respectivos universos de circulação — o impresso (jornais e revistas) e o digital (blogs e sites). O intuito, nesse caso, foi avaliar a inserção das respectivas autoras dentro do circuito da crítica literária brasileira dos anos de 1950 e de meados do século XXI. Como suporte para a análise dessa etapa da pesquisa, contou-se com o auxílio dos estudos de Antonio Candido (1995), Carla Bassanezi Pinsky (2014), Pedro Dolabela Chagas (2018), Chevalier e Gheerbrant (2001), Maria Alessandra Galbiati (2011), entre outros.
Resumo (inglês)
This research aims to analyze the presence of structural and thematic features of the female Bildungsroman in the works Ciranda de Pedra (1954) by Lygia Fagundes Telles, and O peso do pássaro morto (2017) by Aline Bei. To this end, it considers theoretical discussions about the Bildungsroman, carried out by authors such as Cristina Ferreira Pinto (1990), Wilma Patrícia Maas (2000), Franco Moretti (2020), Elaine Hoffman Baruch (1981), Cintia Schwantes (2007), among others. More specifically, the study proposed to investigate, critically and comparatively, the development of the two main female characters in the novels in question and their relationship with the social, moral, and gender context within the particular settings in which they are embedded. The disintegration of the family nucleus, which is present in both Telles's and Bei's works, allowed us to establish similarities and differences between the protagonists’ trajectories. In addition, the research opened space to examine, partially, the reception of the two novels in focus within their respective universes of circulation – the printed (newspapers and magazines) and the digital (blogs and websites). In this case, the goal was to evaluate the insertion of the respective authors into the circuit of Brazilian literary criticism of the 1950s and mid-21st century. As support for the analysis of this stage of the research, we relied on the studies of Antonio Candido (1995), Carla Bassanezi Pinsky (2014), Pedro Dolabela Chagas (2018), Chevalier and Gheerbrant (2001), Maria Alessandra Galbiati (2011), among others.
Descrição
Palavras-chave
Bildungsroman feminino, Telles, Lygia Fagundes, 1923-2022 - Personagens mulheres, Literatura Brasileira - História e crítica, Bei, Aline, 1987- - Personagens mulheres, Escritoras brasileiras, Female Bildungsroman, Female characters, Brazilian literature
Idioma
Português