Uma história do ensino e da aprendizagem da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA - na formação médica e de enfermagem
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Castro, Rosane Michelli de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Trata-se de tese decorrente de pesquisa de doutorado, fundamentada nos pressupostos de análise da História Cultural e da História Oral, com o objetivo central de identificar, analisar e interpretar aspectos da trajetória histórica do ensino nos cursos médicos, Medicina e Enfermagem, da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, entre 1967 e 1997. A hipótese norteadora da pesquisa é a de que o ensino médico em vários momentos da trajetória histórica dos cursos ofertados pela FAMEMA foi pautado pela ênfase técnica em seus processos, em consonância com a formação de profissionais em atenção integral à saúde no Brasil. No entanto, o ápice de seus processos formativos teria sido a década de 1990, correspondente a criação do SUS, Sistema Único de Saúde, mediante a Lei nº 8080, assinada em 19/9/1990, e à implantação de um novo currículo mínimo do curso de Enfermagem e de reformulação do modelo educacional do curso de Medicina, como mencionado. Isso porque, com o SUS, a ideia fundante foi de busca e garantia “de acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país [...] um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.” Nesse sentido, a trajetória histórica do ensino nos cursos médicos da FAMEMA, centralmente entre 1967 e 1997, teria, portanto, contribuído para um perfil específico de formação de seus egressos, atrelado ao campo da pesquisa, em busca de reflexões sobre e soluções científicas para questões da saúde da população brasileira, ressaltando os aspectos humanos da formação médica, incluindo, sobretudo, as preocupações com os aspectos didático-pedagógicos para uma formação médica ampla e integral. Os documentos que compõem o corpus da investigação, base da estrutura da investigação, foram localizados no acervo local da FAMEMA, relacionados ao funcionamento dos seus cursos. Nesse sentido, procedeu-se à articulação da temática numa perspectiva plural, com os elementos de documentos legais e de documentos produzidos na e pela instituição. Tratou-se de uma pesquisa histórica, quanto à abordagem, e documental quanto às fontes. Ao final, foi possível compreender que a FAMEMA vivenciou momentos de intensos debates políticos e questionamentos sobre as estratégias de ensino e aprendizagem, caminhando como uma via de mão dupla com as necessidades dos estudantes, a partir do contexto e realidade local das épocas em que ocorriam os marcos históricos. Nesse sentido, foi necessário mudanças paradigmáticas, como a adoção de metodologias de ensino e aprendizagem e da perspectiva da Medicina Centrada na Pessoa, perspectivas essas para um ensino médico no Brasil, segundo a premissa de “abertura de muros para a comunidade”, e na valorização da participação social no processo de planejamento e organização do sistema e do cuidado em saúde, com o Sistema Único de Saúde – SUS.
Resumo (inglês)
This is a thesis resulting from doctoral research, based on the assumptions of analysis of Cultural History and Oral History, with the main objective of identifying, analyzing and interpreting aspects of the historical trajectory of teaching in the medical courses, Medicine and Nursing, of the Faculty of Medicine of Marília – FAMEMA, between 1967 and 1997. The guiding hypothesis of the research is that medical education at various times in the historical trajectory of the courses offered by FAMEMA was guided by the technical emphasis on its processes, in line with the training of professionals in comprehensive health care in Brazil. However, the apex of their training processes would have been the 1990s, corresponding to the creation of the SUS, Unified Health System, through Law No. 8080, signed on 9/19/1990, and the implementation of a new minimum curriculum for the Nursing course and the reformulation of the educational model of the Medicine course, as mentioned. This is because, with the SUS, the founding idea was to seek and guarantee "full, universal and free access for the entire population of the country [...] a right of all Brazilians, from pregnancy and throughout life, with a focus on health with quality of life, aiming at prevention and health promotion." In this sense, the historical trajectory of teaching in FAMEMA's medical courses, centrally between 1967 and 1997, would have, therefore, contributed to a specific profile of training of its graduates, linked to the field of research, in search of reflections on and scientific solutions to health issues of the Brazilian population, emphasizing the human aspects of medical training, including, above all, the concerns with the didactic-pedagogical aspects for a broad and comprehensive medical education. The documents that make up the corpus of the investigation, the basis of the structure of the investigation, were located in the local collection of FAMEMA, related to the functioning of its courses. In this sense, the theme was articulated in a plural perspective, with the elements of legal documents and documents produced in and by the institution. It was a historical research, in terms of approach, and documentary research in terms of sources. In the end, it was possible to understand that FAMEMA experienced moments of intense political debates and questions about teaching and learning strategies, walking as a two-way street with the needs of students, from the context and local reality of the times in which the historical milestones occurred. In this sense, paradigmatic changes were necessary, such as the adoption of teaching and learning methodologies and the perspective of Person-Centered Medicine, perspectives for medical education in Brazil, according to the premise of "opening walls for the community", and valuing social participation in the process of planning and organizing the system and health care, with the Unified Health System – SUS.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Educação História, História das instituições educativas, História cultural, Cultura História, Cursos médicos, Educação médica História, FAMEMA História, Education History , Culture History, Medical education
Idioma
Português
Citação
MEDEIROS, Rodolfo de Oliveira. Uma história do ensino e da aprendizagem da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA - na formação médica e de enfermagem. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.