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Publicação:
A relação professor-aluno e a produção textual no CEEJA de Marília-SP: uma abordagem dialógica

dc.contributor.advisorArena, Dagoberto Buim [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, João Paulo Francisco de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-10-23T13:25:03Z
dc.date.available2018-10-23T13:25:03Z
dc.date.issued2018-02-22
dc.description.abstractA pesquisa relatada nesta tese, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília teve como objetivo principal compreender a forma pela qual se dão as relações dialógicas entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem dos atos de escrita nas aulas de língua portuguesa do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA – de Marília-SP. Para tanto, a investigação foi realizada com o apoio dos princípios da pesquisa do tipo etnográfico em relação à geração de dados, mapeando o material didático adotado pela Secretaria Estadual da Educação, além de outros documentos educacionais de ensino como as produções de textos, redações e também manifestações orais de alunos e professores, situados e produzidos historicamente e axiologicamente, na esfera da escola. A análise dos dados gerados foi realizada à luz das contribuições do Círculo de Bakhtin no que toca às relações mediadas pela linguagem. A pesquisa concretizou-se durante o acompanhamento sistematizado de dois professores e de dois alunos do Ensino Fundamental II, em seus percursos de estudo até a conclusão do componente curricular de Língua Portuguesa, entre 2015 e 2016. Com a proposta desse acompanhamento experimentado de dentro da esfera escolar foi possível analisar a relação entre os interlocutores, bem como a construção de significados no desenvolvimento de produções textuais escritas dentro da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, analisando seus métodos, contextos e consequências. Essa proposta de produção de atos de escrita em situações de troca verbal permitiu aos alunos superar dificuldades de produção escrita e avançar na escolarização, reelaborando sua cultura por meio da imprescindível interlocução com os professores e com os gêneros discursivos disponibilizados, apropriando-se de forma significativa da linguagem escrita e consolidando o direito à educação ao longo da vida.pt
dc.description.abstractThe research related in this thesis, presented to the Post Graduation Program in Education, which belongs to the Faculdade de Ciências, Universidade Paulista – UNESP – in Marilia, had as main target to comprehend the way by which dialogical relations happen between teacher and student in the process of teaching and learning, relating acts of writing in the Portuguese Language classes at the “Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos” – CEEJA – in Marília-SP. For that, the investigation was accomplished with the support of the principles of research in the ethnographical type combining all the data collection generated and mapping the didactical material adopted by the Secretaria Estadual de Educação, including other official teaching documents like text productions, text compositions and also the oral testimonials of students and teachers, situated and produced historically and axiologically in school sphere. The analysis of these produced data was developed having as support the Circle of Bakhtin concerning the relations mediated by Language. The research was accomplished during the systemized observation of two teachers and two students that come from Elementary School, during their studies until they conclude the Portuguese Language curricular component, between 2015 and 2016. Having this experimented observation proposal from inside the scholar sphere it was possible to analyze the relation between the partners and the construction of meanings in the writing acts development inside the model of Young and Adult Education, analyzing their methods, contexts and consequences. This proposal of writing acts production in verbal exchange situation allowed the students to overcome writing production difficulties and advance in scholarship, recreating their culture through an imperative dialogue with the teacher and the discursive genders available, seizing the writing language in a substantial way and consolidating the right to education throughout life.en
dc.description.sponsorshipOutra
dc.description.sponsorshipIdSecretaria Estadual da Educação de São Paulo - programa bolsa mestrado/doutorado: 664/14 - DEM
dc.identifier.aleph000909252
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157382
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação de jovens e adultospt
dc.subjectCEEJApt
dc.subjectPráticas docentespt
dc.subjectLinguagem escritapt
dc.subjectRelações dialógicaspt
dc.subjectYoung and adults educationen
dc.subjectTeaching practicesen
dc.subjectWriting languageen
dc.subjectDialogical relationsen
dc.titleA relação professor-aluno e a produção textual no CEEJA de Marília-SP: uma abordagem dialógicapt
dc.title.alternativeThe relation teacher-student and the textual production at CEEJA in Marília-SP: a dialogical approachen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaTeoria e práticas pedagógicaspt

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