Publicação:
Comunicação e educação ambiental: uma análise de conteúdo da revista XXI Ciência para a Vida da Embrapa

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Data

2017-03-30

Orientador

Morales, Angélica Góis
Bernardo, Cristiane Hengler Corrêa
Moraes, Nelson Russo de

Coorientador

Pós-graduação

Agronegócio e Desenvolvimento - Tupã

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa analisou o conteúdo de educação ambiental divulgado pela XXI – Ciência para Vida, revista de divulgação científica publicada pela Embrapa. Para tanto, a pesquisa fez uso de duas áreas de conhecimento que se inter-relacionam: Comunicação e Educação Ambiental. Pelo caráter particular da pesquisa, a mesma se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Para a verificação da análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo, apoiada em Bardin. Os resultados permitiram constatar que a concepção de educação ambiental, apresenta a predominância das correntes mais tradicionais e uma visão comportamentalista de meio ambiente, sendo uma concepção tecnicista e alinhada à ideologia da modernização conservadora da agricultura. Com base no levantamento das concepções acerca de meio ambiente e educação ambiental, foi possível identificar os temas de educação ambiental presentes nos conteúdos da revista. Nesse contexto, a dimensão didático-pedagógica dos processos comunicativos associados às questões socioambientais pode contribuir por meio de experiências que vinculam estratégias e meios de comunicação enquanto instrumento de apoio às práticas e valores da Educação Ambiental.

Resumo (inglês)

The present research analyzed the contents of the environmental education published by XXI - Science for Life, a journal of scientific dissemination by Embrapa. Therefore, a research on the use of two interrelated areas of knowledge: communication and environmental education. Because of the particular nature of the research, it has developed through bibliographical and documentary research. For the analysis of the data analysis was used the content analysis, supported in Bardin. The results showed that the conception of environmental education in its majority the traditional current and the vision and environment conservative or behavioralist. Based on the survey of the conceptions about environment and environmental education it was possible to identify the themes of environmental education present in the contents of the journal. In this context, the didactic-pedagogical dimension of the communicative processes associated with socio-environmental issues can contribute through experiences that link strategies and means of communication as an instrument to support the practices and values of Environmental Education.

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Idioma

Português

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