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Publicação:
Copa do Mundo 2014: a exploração da imagem dos jogadores

dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]
dc.contributor.advisorGermano, Vitor Abdias Cabót [UNESP]
dc.contributor.authorShoga, Wilson Felipe [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-04-01T17:53:53Z
dc.date.available2016-04-01T17:53:53Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO futebol é uma das modalidades mais praticadas no mundo. Atualmente, estima-se que se tenha cerca de 3,5 bilhões de praticantes desta modalidade, sejam eles de forma profissional, ou no âmbito do lazer. Por consequência, o futebol torna-se um grande influenciador do comportamento social de crianças e adolescentes, transmitindo elementos para interpretação do mundo, confrontando, muitas vezes, com a escola e a família na formação de valores. Através das mídias, o futebol é disseminado mundo afora, por meio de transmissão de jogos, cobertura de campeonatos, programas exclusivos de futebol e publicidade, em que são exploradas as imagens dos atletas para venda dos mais variados produtos. Sendo assim, o objetivo desse estudo se pautou num levantamento, em que foram analisadas propagandas publicitárias nacionais ocorridas nos meses de Junho, Julho e Agosto de 2014, em mídia impressa, buscando compreender o tipo de publicidade exercida e quais jogadores ficaram em evidência. Para isso, a metodologia deste estudo foi do tipo qualitativa e descritiva, em que realizou-se uma análise documental acerca dos principais referenciais da área investigada, como reportagens e propagandas em jornal (Folha de São Paulo) e revistas (IstoÉ e Veja). Os resultados obtidos culminaram em três categorias temáticas, sendo elas: atletas atuais x atletas antigos; atletas cobertos x desnudos: corpos que são vendidos?; e tamanho da publicidade e relação com o megaevento. Na primeira categoria, viu-se ambas as gerações tiveram suas imagens associadas a atletas campeões, como forma de incentivo à busca do hexacampeonato. Na segunda categoria, verificou-se que os corpos dos atletas vendiam mais que produtos, vendiam status, eram retratados como símbolos a serem alcançados. Por fim, na última categoria, foram encontradas evidências que tanto o tamanho quanto as características das publicidades foram distintas no decorrer da Copa do Mundo...pt
dc.format.extent47 f.
dc.identifier.aleph000859696
dc.identifier.citationSHOGA, Wilson Felipe. Copa do Mundo 2014: a exploração da imagem dos jogadores. 2015. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859696.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136623
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectFutebolpt
dc.subjectCopa do mundo (Futebol) - 2015pt
dc.subjectJogadores de futebolpt
dc.subjectPublicidadept
dc.subjectAnálise documentáriapt
dc.subjectBrasilpt
dc.titleCopa do Mundo 2014: a exploração da imagem dos jogadorespt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt

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