Logotipo do repositório
 

Publicação:
OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS RESULTADOS: O PISA E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

dc.contributor.authorPizarro, Mariana Vaitiekunas
dc.contributor.authorLopes Junior, Jair
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:27:50Z
dc.date.available2018-11-12T17:27:50Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractABSTRACT: The panorama currently experienced by teachers is permeated by large-scale assessments. The objective of the present work is to present, through national and international journals, possible demands and / or considerations for the area of ​​Science Education, with the advent of large scale evaluations. For the accomplishment of this research, we consulted the periodicals that attend the Science Education in the Periodic Qualis of CAPES Brazil, focusing on scientific literacy and its relation with the evaluations in large scale. The results point to the predominance of discussions about PISA and, through analysis of the repercussion of the results of such program, we conclude that there is a need for research that involves discussing the impact of these assessments on the teaching of science in important topics such as: content approach, teachers education, public policies for teaching science, generating curricula and public understanding of science.en
dc.description.abstractRESUMEN: El panorama vivido actualmente por los profesores está impregnado por sistemas de evaluación a gran escala. El objetivo del presente trabajo es presentar, a través del levantamiento en periódicos nacionales e internacionales, posibles demandas y / o consideraciones para el área de enseñanza de las Ciencias, con el advenimiento de las evaluaciones a gran escala. Para la realización de esta investigación, consultamos los periódicos que atienden a la Enseñanza de las Ciencias en el Qualis Periódicos de la CAPES Brasil, teniendo como foco la alfabetización científica y su relación con las evaluaciones a gran escala. Los resultados apuntan a la predominancia de discusiones sobre el PISA y, mediante el análisis de la repercusión de los resultados de dicho programa, concluimos por la necesidad de investigaciones que involucran discutir el impacto de esas evaluaciones para la enseñanza de las ciencias en temas importantes como: abordaje de contenidos, formación de profesores, políticas públicas para la enseñanza de las ciencias, generación de currículos y comprensión pública de la ciencia.es
dc.description.abstractRESUMO: O panorama vivido atualmente pelos professores é permeado por sistemas de avaliação em larga escala. O objetivo do presente trabalho é apresentar, através do levantamento em periódicos nacionais e internacionais, possíveis demandas e/ou considerações para a área de ensino de Ciências, com o advento das avaliações em larga escala. Para a realização desta pesquisa, consultamos os periódicos que atendem ao Ensino de Ciências no Qualis Periódicos da CAPES Brasil, tendo como foco a alfabetização científica e sua relação com as avaliações em larga escala. Os resultados apontam a predominância de discussões sobre o PISA e, mediante análise da repercussão dos resultados de tal programa, concluímos pela necessidade de pesquisas que envolvam discutir o impacto dessas avaliações para o ensino de Ciências em temas importantes como: abordagem de conteúdos, formação de professores, políticas públicas para o ensino de Ciências, geração de currículos e compreensão pública da Ciência.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190119
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 19, p. -, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172017190119
dc.identifier.fileS1983-21172017000100216.pdf
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.scieloS1983-21172017000100216
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157985
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectScience Educationen
dc.subjectLarge-scale assessmenten
dc.subjectBibliography.en
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectAvaliação em larga escalapt
dc.subjectLevantamento bibliográfico.pt
dc.titleOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS RESULTADOS: O PISA E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIASpt
dc.title.alternativeLOS SISTEMAS DE EVALUACIÓN EN GRAN ESCALA Y SUS RESULTADOS: EL PISA Y SUS POSIBLES IMPLICACIONES PARA LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIASen
dc.title.alternativeLARGE-SCALE ASSESSMENTS AND ITS RESULTS: PISA AND ITS POSSIBLE IMPLICATIONS FOR SCIENCE EDUCATIONes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172017000100216.pdf
Tamanho:
671.83 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções