Publicação: Ensinar língua japonesa em um centro de línguas universitário: quem faz essa opção?
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Messias, Rozana Aparecida Lopes 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) de Presidente Prudente, vinculado à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem”. O foco da pesquisa centraliza-se em processos de formação inicial de professores de língua japonesa, tendo em vista o cenário do ensino dessa língua no Brasil, cuja procura por cursos têm aumentado significativamente, de acordo com os dados da Fundação Japão (2015). Nesse contexto, a presente investigação retrata o desenvolvimento de professores de língua japonesa como língua estrangeira (LE) no espaço de um Programa de Extensão da PROEX (Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura), designado Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP), ambientado na Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP, desde 2010. A partir de documentos da secretaria do referido Centro de Línguas, organizamos um banco de dados que contempla informações dos egressos de japonês que frequentaram o programa no decorrer de nove anos de atividade (2010 a 2018). Além disso, buscamos, por meio de análise dos mesmos compreender quais são os perfis desses estudantes de japonês que procuraram esse programa extensionista com o intuito de lecionar a língua japonesa durante a graduação. Da mesma forma, buscamos elucidar e analisar como eles refletem suas primeiras experiências como docentes em processo formativo. Observamos, também, em que medida o CLDP influenciou, ou não, nas escolhas profissionais atuais de tais egressos após a graduação, pois acreditamos que ele possa se configurar como um terceiro espaço (BHABHA, 1998; ZEICHNER, 2010; FELÍCIO, 2014) de formação docente. A pesquisa em foco encontra-se embasada metodologicamente nos pressupostos da pesquisa qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso, pautado em Telles (2002), Chizzotti (2003), André (2013) e Godoy (1995). Para análise da história do ensino de japonês no Brasil, pautamo-nos nos estudos de Moriwaki e Nakata (2008), bem como nos pressupostos teóricos de Toida (1986) e Fukasawa (1984) a respeito da formação de professores e o ensino de japonês. Para o desenvolvimento da investigação foram utilizados instrumentos de coleta de dados, tais como: entrevistas e questionários endereçados aos professores egressos do CLDP, baseados na criação do banco de dados mencionado anteriormente. Os resultados alcançados mostraram que todos os egressos participantes consideram o CLDP como um componente indispensável para a formação docente inicial de seus voluntários e bolsistas, bem como uma peça-chave para a constituição do curso de Letras da FCL/Assis. Outro ponto importante é que os participantes da pesquisa também caracterizaram suas experiências no Programa de Extensão como positivas e, por conta delas, sentiram-se influenciados a seguir com a carreira docente após a conclusão da graduação.
Resumo (inglês)
The present study was developed within the scope of the Education Graduate Program at UNESP - Faculty of Science and Technology (FST) of Presidente Prudente, linked to the “Formative processes, teaching and learning” research line. The focus of the research was centered on processes of initial training of Japanese language teachers, in the context of teaching Japanese in Brazil, where the demand for courses has increased significantly, according to data from the Japan Foundation (2015). The present investigation describes the development of teachers of Japanese as a foreign language (FL) within the scope of an Extension Program of PROEX (Dean of University Extension and Culture), called the Center for Languages and Teacher Development (CLTD), which is located at the UNESP Faculty of Sciences and Languages of Assis. Using documents from the secretariat of the CLTD, we have developed a database that includes information from Japanese language undergraduates who attended the program over the course of nine years (2010 to 2018). Through the analysis of their profiles, we sought to understand the students who applied for the extension program in order to teach the Japanese language during their undergraduate degrees. Similarly, we sought to elucidate and analyze how the students reflect their early experiences as teachers in the training process. We also documented the extent to which the CLTD influenced the professional choices of students after graduation, as we believe that it can be configured as a third space of teacher training (BHABHA, 1998; ZEICHNER, 2010; FELÍCIO, 2014). The research methodology was based on the assumptions of qualitative research, specifically a case study, as outlined by Telles (2002), Chizzotti (2003), André (2013), and Godoy (1995). To analyze the history of Japanese teaching in Brazil, we draw on the studies of Moriwaki and Nakata (2008), as well as the theoretical assumptions of Toida (1986) and Fukasawa (1984) regarding teacher training and Japanese teaching. Data collection for the investigation included the use of interviews and questionnaires addressed to tutors graduating from CLTD, based on the creation of the aforementioned database. The results showed that all participating graduates considered the CLTD to be an indispensable component for the initial teacher training of their volunteers and fellows, as well as a key component of the languages course at FSL in Assis. The research participants also characterized their experiences in the Extension Program as positive and as a result, they felt motivated to continue their teaching careers after graduation.
Descrição
Palavras-chave
Língua japonesa, Centro de línguas e desenvolvimento de professores, Formação inicial de professores de japonês, Japanese language, Center for languages and teacher development, Japanese teachers in training process
Idioma
Português