Logotipo do repositório
 

Publicação:
A educação ambiental em uma escola rural: contribuições para a preservação dos recursos hídricos

dc.contributor.advisorTalamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
dc.contributor.authorDias, Breila Pessoa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.issued2008-07-04
dc.description.abstractEsta pesquisa foi motivada pela possibilidade de oferecer aos alunos de uma sétima série do ensino fundamental, de uma escola localizada na zona rural do município de Indaial (Santa Catarina), a ampliação de conhecimentos sobre as questões ambientais, bem como contribuir para o desenvolvimento, nos mesmos, de um espírito crítico e questinador voltado para os problemas localmente identificados e relacionados ao tema água. Para tanto, foram utilizados o ensino por pesquisa e a pesquisa participante como metodologias de ensino e e pesquisa, respectivamente, para que, com base nos pressupostos da educação ambiental transformadora, fosse inicialmente diagnosticada a questão ambiental priorizada pela comunidade e, posteriormente, oferecida aos alunos a oportunidade de construírem coletivamente os conhecimentos considerados necessários para a compreensão do problema em suas diversas dimensões - ecológica, social, econômica e cultura. A pesquisa foi desenvolvida durante quinze encontros de aproximadamente uma hora de duração, ocorridos nos horários das aulas cedidas por alguns professores daquela instituição de ensino, no período de abril a junho e no mês de agosto do ano de 2007. Durante estes encontros foram discutidos diferentes aspectos relativos ao tema água e aos problemas a esta associados. Acredita-se que a contextualização dos conhecimentos teóricos trabalhados e a articulação destes com a prática possibilitaram àqueles alunos a ampliação de suas visões sobre a questão ambiental apontada pela comunidade na qual estão inseridos, subsidiando-os para uma participação mais efetiva na busca futura de possíveis soluções.pt
dc.description.abstractThis research was motivated by the possibility of offering students a seventh grade of elementary school located in the rural municipality of Indaial (Santa Catarina State, Brazil), the expansion of knowledge about envivormental issues and contribute to the development of a critical and questioning spirit turned to locally identified problems related to the water. For both, were used the search for teaching and the participatory research as teaching and research methologies, respectively. Based on assumptions of environmental education sector, initially was diagnosed the environmental issue prioritized by the community. Later we offered to students the opportunity to build collectively the knowledge necessary for understanding the various dimensions of the problem - ecological, social, political, economic and cultural. The survey was developed for fifteen meetings, during the hours of lessons sold by some teachers, since April 2007 to June and August 2007. During these meetins we were discussed different aspects of the theme water and various problems associated with this. It is believed that the context of theoretical knowledge and the articulation of these worked with the practice allowed those students the expansion of their visions about the problem raised by the community in which theu are inserted, subsidizing them for a more effective actions to search for solutions.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent174 f. : il. + anexos e apêndices
dc.identifier.aleph000581956
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationDIAS, Breila Pessoa. A educação ambiental em uma escola rural: contribuições para a preservação dos recursos hídricos. 2008. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
dc.identifier.filedias_bp_me_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90934
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectObservação participantept
dc.subjectÁguapt
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEducation for searchen
dc.subjectParticipatory researchen
dc.subjectWateren
dc.titleA educação ambiental em uma escola rural: contribuições para a preservação dos recursos hídricospt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
dias_bp_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.82 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format