Publicação: As estradas da vida e os caminhos da escola: uma etnografia na Educação de Jovens e Adultos
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Data
Autores
Orientador
Maia, Diego Corrêa 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Geografia
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente investigação foi estruturada enquanto um estudo de caso etnográfico de abordagem qualitativa, desenvolvido na Escola Municipal João Ruffino, localizada no município de Santa Gertrudes (SP). Esta investigação utilizou como método procedimentais, o levantamento bibliográfico, visitas de campo, observações diretas e entrevistas semi-estruturadas realizadas ao longo de aproximadamente um ano. Esta investigação teve como objetivo compreender as relações estabelecidas entre os educandos da Educação de Jovens e Adultos e o processo de escolarização, a partir dos universos de sentidos e significados que constroem a subjetividade desses sujeitos e se manifestam em suas interações cotidianas na escola. Como resultados, essa investigação ampliou a compreensão do modo com que as vivências desses sujeitos se apresentam no em seu cotidiano escolar influenciando suas trajetórias escolares, seus processos de ensino aprendizagem e suas construções identitárias. Nesse sentido, ao aprofundar o entendimento concreto sobre quem são os educandos da Educação de Jovens e Adultos do município de Santa Gertrudes (SP), esta pesquisa contribuiu na identificação de atributos que miram a melhora contínua dessa modalidade de ensino, identificando as demandas específicas desses sujeitos, suas dificuldades, expectativas e sonhos em relação ao processo escolar. Além disso, evidenciou como fatores como trabalho, gênero e experiências de vida impactam a relação desses educandos com o conhecimento e a escolarização.
Resumo (inglês)
This research was structured as an ethnographic case study with a qualitative approach, conducted at João Ruffino Municipal School, located in the municipality of Santa Gertrudes (SP). As an ethnographic study, the investigation employed qualitative methods through a literature review, field visits, direct observations, and semi-structured interviews carried out over approximately one year. The aim of this investigation was to understand the relationships established between students in Youth and Adult Education and the schooling process, from the worlds of meanings and significances that build the subjectivity of these individuals and manifest in their daily interactions at school. As results, this investigation expanded the understanding of the way in which the experiences of these students present themselves in their school daily life, influencing their educational trajectories, their teaching and learning processes, and their identity constructions. In this sense, by deepening the concrete understanding of who the students of Youth and Adult Education in the municipality of Santa Gertrudes (SP) are, the research contributed to the continuous improvement of this educational modality by identifying their specific needs, difficulties, expectations, and aspirations regarding the schooling process. Furthermore, it highlighted how factors such as work, gender, and life experiences impact their relationship with education and schooling.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de jovens e adultos, Pesquisa qualitativa, Histórias de vida, Youth and adult teaching, Qualitative research, Life stories
Idioma
Português