Logotipo do repositório
 

Publicação:
As estradas da vida e os caminhos da escola: uma etnografia na Educação de Jovens e Adultos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Maia, Diego Corrêa

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IGCE - Geografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente investigação foi estruturada enquanto um estudo de caso etnográfico de abordagem qualitativa, desenvolvido na Escola Municipal João Ruffino, localizada no município de Santa Gertrudes (SP). Esta investigação utilizou como método procedimentais, o levantamento bibliográfico, visitas de campo, observações diretas e entrevistas semi-estruturadas realizadas ao longo de aproximadamente um ano. Esta investigação teve como objetivo compreender as relações estabelecidas entre os educandos da Educação de Jovens e Adultos e o processo de escolarização, a partir dos universos de sentidos e significados que constroem a subjetividade desses sujeitos e se manifestam em suas interações cotidianas na escola. Como resultados, essa investigação ampliou a compreensão do modo com que as vivências desses sujeitos se apresentam no em seu cotidiano escolar influenciando suas trajetórias escolares, seus processos de ensino aprendizagem e suas construções identitárias. Nesse sentido, ao aprofundar o entendimento concreto sobre quem são os educandos da Educação de Jovens e Adultos do município de Santa Gertrudes (SP), esta pesquisa contribuiu na identificação de atributos que miram a melhora contínua dessa modalidade de ensino, identificando as demandas específicas desses sujeitos, suas dificuldades, expectativas e sonhos em relação ao processo escolar. Além disso, evidenciou como fatores como trabalho, gênero e experiências de vida impactam a relação desses educandos com o conhecimento e a escolarização.

Resumo (inglês)

This research was structured as an ethnographic case study with a qualitative approach, conducted at João Ruffino Municipal School, located in the municipality of Santa Gertrudes (SP). As an ethnographic study, the investigation employed qualitative methods through a literature review, field visits, direct observations, and semi-structured interviews carried out over approximately one year. The aim of this investigation was to understand the relationships established between students in Youth and Adult Education and the schooling process, from the worlds of meanings and significances that build the subjectivity of these individuals and manifest in their daily interactions at school. As results, this investigation expanded the understanding of the way in which the experiences of these students present themselves in their school daily life, influencing their educational trajectories, their teaching and learning processes, and their identity constructions. In this sense, by deepening the concrete understanding of who the students of Youth and Adult Education in the municipality of Santa Gertrudes (SP) are, the research contributed to the continuous improvement of this educational modality by identifying their specific needs, difficulties, expectations, and aspirations regarding the schooling process. Furthermore, it highlighted how factors such as work, gender, and life experiences impact their relationship with education and schooling.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de jovens e adultos, Pesquisa qualitativa, Histórias de vida, Youth and adult teaching, Qualitative research, Life stories

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação