Logotipo do repositório
 

Publicação:
A roda de conversa e sua importância na sala de aula

dc.contributor.advisorTuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Adriana da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:47Z
dc.date.available2015-03-23T15:28:47Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente trabalho estuda questões relativas à área da Educação Infantil, no que tange à sua metodologia, em específico, ao método da Roda de Conversa e sua importância na sala de aula. Objetiva-se com este estudo, levantar o aporte teórico dessa estratégia metodológica, considerada por diversos autores e especialistas da educação, como uma ferramenta importante para os educadores, porque contribui no relacionamento e na interação entre professor e aluno e entre alunos e seus colegas, pois com o método da Roda de Conversa, o aluno passa a ter voz, é estimulado a se comunicar, melhor contextualizando seu aprendizado. O processo de ensino aprendizagem centrado nos métodos tradicionais de ensino, em geral, não valorizam o diálogo, ou seja, o professor é o único detentor do “status” do saber. Diversos autores que tratam do assunto foram abordados nessa pesquisa bibliográfica, com o intuito de oferecer subsídios para reflexões sobre a metodologia em pauta, considerando que ela pode se constituir em um importante instrumento para que o professor levante os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo a eles, a expressão de suas idéias, o desenvolvimento da imaginação e da curiosidade, superando a relação controladora que normalmente está presente nos processos educacionais tradicionais, além de fomentar conceitos de democracia, respeito, valores, regras, cidadania e facilitar a análise de aspectos importantes do desenvolvimento, como a fala, a postura e a dicção. Parte-se do pressuposto, de que a Roda de Conversa pode auxiliar o aluno a tornar-se mais crítico, participativo e equilibrado na sua relação socialpt
dc.format.extent74 f.
dc.identifier.aleph000716201
dc.identifier.citationSILVA, Adriana da. A roda de conversa e sua importância na sala de aula. 2012. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
dc.identifier.filesilva_a_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121152
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação pre-escolarpt
dc.subjectConversaçãopt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectSalas de aulapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectDialogopt
dc.titleA roda de conversa e sua importância na sala de aulapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_a_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
474.25 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format