Logotipo do repositório
 

Publicação:
Atuação do psicólogo nos “núcleos de acessibilidade” das universidades federais brasileiras

dc.contributor.authorCiantelli, Ana Paula Camillo
dc.contributor.authorLeite, Lúcia Pereira
dc.contributor.authorNuernberg, Adriano Henrique
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Estado de São Paulo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.date.accessioned2021-07-14T10:26:20Z
dc.date.available2021-07-14T10:26:20Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractPublic and institutional actions guide the access and permanence of the person with disabilities in Higher Education. The Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior [To Include Program - Accessibility in Higher Education] aims at developing institutional policies of accessibility at the Instituições Federais de Ensino Superior - IFES [Federal Institutions of Higher Education], in order to academically develop disabled students and/or those with reduced mobility. Among those actions there is the creation and consolidation of accessibility centers. This study aims at identifying and discussing the role of Psychology in these centers, paying special attention to how it’s coordinators act throughout this process. 17 center coordinators from those IFES have participated. The data was collected through an online questionnaire. The results have identified actions for the removal of attitudinal barriers that are put in motion by a great part of these centers, like the creation and development of awareness programs, speeches and campaigns. It has been noted that the field of Psychology plays one of the main roles on these centers, especially in practices related to educational processes created for those disabled students, favoring the permanence of a still much too rare segment of the population inside the University.en
dc.description.abstractEl Programa Incluir - Accesibilidad en la Educación Universitaria objetiva el desarrollo de políticas institucionales de accesibilidad en las IFES (Instituciones Federales de Enseñanza Universitaria), buscando el desarrollo académico de estudiantes con deficiencia y/o movilidad reducida. Entre sus acciones se encuentra la creación y consolidación de los núcleos de accesibilidad. Este estudio se propone a identificar ya discutir las acciones de la Psicología en esos núcleos, en especial averiguar cómo sus coordinadores se manifiestan delante de ese proceso. Participaron 17 coordinadores de núcleos de las IFES. La recolecta de datos se dio por intermedio de cuestionario, vía formulario electrónico. Los resultados identificaron acciones para la remoción de los obstáculos actitudinales realizadas por gran parte de esos núcleos, como la efectividad de programas de sensibilización y/o concientización, ponencias y campañas. Se constató que la Psicología ocupa papel destacado, principalmente en las prácticas relacionadas a los procesos educativos dirigidos a los estudiantes con deficiencia, favoreciendo la permanencia de un público aun poco presente en la Universidad.es
dc.description.abstractO Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior objetiva o desenvolvimento de políticas institucionais de acessibilidade nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), buscando o desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Dentre suas ações encontra-se a criação e consolidação dos núcleos de acessibilidade. Este estudo se propõe identificar e discutir as ações da Psicologia nesses núcleos, em especial averiguar como seus coordenadores se manifestam diante desse processo. Participaram 17 coordenadores de núcleos das IFES. A coleta de dados se deu por meio de questionário, via formulário eletrônico. Os resultados identificaram ações para a remoção das barreiras atitudinais realizadas por grande parte desses núcleos, como a efetivação de programas de sensibilização e/ou conscientização, palestras e campanhas. Constatou-se que a Psicologia ocupa papel de destaque, principalmente nas práticas relacionadas aos processos educativos dirigidos aos estudantes com deficiência, favorecendo a permanência de um público ainda pouco presente na Universidade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Estado de São Paulo
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.format.extent303-311
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702121119
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 21, n. 2, p. 303-311, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/2175-3539201702121119
dc.identifier.fileS1413-85572017000200303.pdf
dc.identifier.issn2175-3539
dc.identifier.scieloS1413-85572017000200303
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211572
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectPsychology.en
dc.subjectAcessibilidadept
dc.subjectEducação Especialpt
dc.subjectPsicologia.pt
dc.titleAtuação do psicólogo nos “núcleos de acessibilidade” das universidades federais brasileiraspt
dc.title.alternativeThe role of psychologists at the “accessibility centers” from federal universities of Brazilen
dc.title.alternativeActuación del psicólogo en los “núcleos de accesibilidad” de las universidades federales brasileñases
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572017000200303.pdf
Tamanho:
291.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções