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Publicação:
Identificação de estudantes precoces com comportamento de superdotação: desafios para a formação de professores em serviço

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Orientador

Chacon, Miguel Cláudio Moriel

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Com a implementação do sistema educacional inclusivo, as escolas regulares têm recebido cada vez mais estudantes do público-alvo da Educação Especial. No caso dos estudantes precoces com comportamento de superdotação já frequentadores das escolas regulares, torna-se imprescindível a identificação de sua condição especial. Entretanto, pela falta de preparo das equipes escolares, em especial dos professores, esses estudantes não identificados deixam de receber o Atendimento Educacional Especializado e o enriquecimento escolar necessário. Assim, esta tese de Doutorado teve como objetivo geral: investigar em que medida a formação continuada em serviço pode capacitar o professor de sala comum da escola regular para realização da identificação e avaliação de estudantes precoces com comportamento de superdotação. Seus objetivos específicos foram: identificar as lacunas apresentadas na formação de professores de uma escola municipal de Ensino Fundamental I da Prefeitura de Araçatuba/SP para a identificação escolar de estudantes precoces com comportamento de superdotação; promover a formação continuada em serviço para os professores da escola selecionada nas horas destinadas à formação continuada na escola, de maneira a diminuir as lacunas identificadas, prepará-los para identificar e avaliar estudantes precoces com comportamento de superdotação, por meio de um processo de reflexão constante que entrelaça teoria e prática; analisar a aplicabilidade dos instrumentos qualitativos que podem ser utilizados na identificação e avaliação escolar desse grupo de estudantes identificados no processo de formação continuada em serviço. Teses que defendemos: A falta de identificação e avaliação de estudantes precoces com comportamentos de superdotação no Brasil é devida à lacuna na formação docente sobre a temática, bem como à ausência de formação continuada do professor para identificar e o formato mais apropriado de formação é a em serviço, pois possibilita ao professor adquirir competências para identificá-los e viabiliza condições para que os estudantes sejam lançados oficialmente na Secretaria Escolar Digital, além de terem direito ao enriquecimento escolar necessário e condizente com seu potencial. Trata-se de um estudo amparado nos pressupostos da pesquisa colaborativa que promoveu ações de formação em uma escola regular de ensino integral do Sistema Municipal de Educação de Araçatuba/SP, entre os meses de abril a setembro de 2016. Os dados foram levantados e analisados quantiqualitativamente, considerando os dispositivos de coleta de dados propostos na pesquisa colaborativa. Como principais resultados, apontamos: a formação continuada em serviço realizada junto aos professores da escola selecionada promoveu maior envolvimento dos mesmos e modificou suas concepções e atitudes em relação à identificação e avaliação escolar dos estudantes precoces com comportamento de superdotação; a necessidade de um olhar multidisciplinar no momento da aplicação dos instrumentos de identificação e avaliação escolar, de maneira a evitar equívocos e avaliação superficial. Além disso o processo de formação continuada em serviço, permitiu a identificação de 21 estudantes, sendo 11 acadêmicos e 10 produtivos-criativos, conforme classificação utilizada por Renzulli (2014), todos devidamente cadastrados na Secretaria Escolar Digital, passando a receber o Atendimento Educacional Especializado e o Enriquecimento Curricular.

Resumo (inglês)

With the implementation of the inclusive educational system, regular schools have received more and more students from the target audience of Special Education.In the case of early students with gifted behavior who already are attending regular schools, it becomes essential to identify their special status. However, due to the lack of preparation of the school teams, especially teachers, these unidentified students no longer receive the Specialized Educational Assistance and the proper educational enrichment. This PhD project aims to investigate the extent to which the in-service ongoing training can enable regular classroom teacher to identify and evaluate early students with gifted behavior. Specifically we seek to identify the gaps shown in teacher’s training of a municipal Elementary school of the City Hall of Araçatuba / SP to identify early school children with gifted behavior; to reflect on the need to promote continuing in-service training for the teachers of the selected school in the hours allocated to continuing education in the school, in order to reduce the identified gaps, prepare them to identify and evaluate early students with gifted behavior through of a process of constant reflection that interweaves theory and practice.; to analyze the applicability of the qualitative instruments that can be used in the identification and school evaluation of this group of students identified in the in-service training process. Theses we defend: the lack of ID and evaluation of early students with gifted behavior in Brazil is due to the lack of teacher’s training on the subject, as well as to the absence of continuous teacher training to identify. The most appropriate form of training is in-service, as it enables the teacher to acquire skills to identify them and enables conditions for students to be officially “launched” at the Digital School Secretariat, as well as having the right to the necessary school enrichment and in keeping with their potential. It is a study based on the assumptions of the collaborative research that promoted training actions in a regular school of integral education of the Municipal Educational System of Araçatuba / SP between the months of April to September of 2016. The data were collected and analyzed qualitatively – quantitatively, considering the data gathering devices proposed in collaborative research. As main results, we pointed Continued in –service training with the teachers of the selected school promoted their greater involvement and modified their conceptions and attitudes in relation to the identification and school evaluation of the precocious students with gifted behavior; the need for a multidisciplinary approach at the moment of the application of the instruments of identification and school evaluation. In addition, the process of continuing education in service allowed the identification of 21 students, 11 of which were academic and 10 were creative-productive, according to the classification used by Renzulli (2014), all duly registered in the Digital School Secretariat, receiving the Specialized Educational Attendance and Curriculum Enrichment.

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Superdotação, Precocidade, Formação de professores em serviço, Identificação escolar, Avaliação escolar, Special education, Giftedness, Precocity, In service teacher training, School ID, School evaluation

Idioma

Português

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