Logotipo do repositório
 

Publicação:
Televisão digital interativa na educação: desenvolvimento de um conteúdo. complementar ao ensino

dc.contributor.authorSouza, Maicon Ferreira de [UNESP]
dc.contributor.authorBizelli, Jose Luis [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:25Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:25Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis work had as objective the development of a prototype of educational content, as an experimental process, making use of resources from Interactive Digital TV. The characteristics of interactive digital terrestrial television are presented, in the form of a media mode capable of performing as a complementary source to education. The methodology used is composed of four phases: deduction, analysis, induction and synthesis. Its conception takes as issue the expressed need stated by UNESCO to use ICT (Information and Communications Technology) towards education, as well as the possibility of applying digital television in an educational process. The content is structured in the form of a quiz, a type of question-answer game as an informal way of education for high school students. The prototype developed in this work is presented as a structural script and map, taking into account the necessary activities and routines to put it into operation in the tested environments, eclipse, virtual set-top-box and Developer Box. The practice of prototyping was carried out in NCLua, based on middleware Ginga. As a result, we concluded that Ginga offers enough support to carry out the task, providing characteristics of interaction to publish the proposed content, at the moment of the actual practice.en
dc.description.abstractO presente trabalho teve por finalidade desenvolver um protótipo de conteúdo educativo utilizando os recursos da TV Digital Interativa. No texto, são apresentadas as características da televisão digital interativa aberta como meio complementar para a educação. A metodologia utilizada é composta de quatro fases: dedução, análise, indução e síntese. Sua concepção toma como problema a necessidade expressa pela Unesco sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a educação, bem como a possibilidade de aplicação da televisão digital em um processo educativo. O conteúdo é estruturado em formato de quiz, um tipo de jogo de perguntas e respostas utilizado como meio de educação não formal a alunos de ensino médio. O protótipo desenvolvido nesse trabalho é apresentando como roteiro e mapa estrutural, levando em conta as atividades e rotinas necessárias para seu funcionamento nos ambientes testados, eclipse, virtual set-topbox e Developer Box. As práticas de prototipação foram realizadas em NCLua, tendo como base o middleware Ginga. Como resultado, avalia-se que, de fato, o Ginga ofereceu suporte suficiente para realizar a tarefa, proporcionando características de interação para veiculação do conteúdo proposto, no momento da prática real.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, km 1, Campus, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Antropologia Política e Filosofia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, km 1, Campus, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.format.extent84-97
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5370
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, n. 2012, p. 84-97, 2012.
dc.identifier.issn1982-5587
dc.identifier.lattes4494277528116725
dc.identifier.lattes3751287338655685
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124668
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectVídeo scripten
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectDigital televisionen
dc.subjectEducational contenten
dc.subjectRoteiropt
dc.subjectEducação à distânciapt
dc.subjectTelevisão digitalpt
dc.subjectConteúdo educativopt
dc.titleTelevisão digital interativa na educação: desenvolvimento de um conteúdo. complementar ao ensinopt
dc.title.alternativeDigital television education: a supplementary teaching contenten
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes4494277528116725
unesp.author.lattes3751287338655685
unesp.author.orcid0000-0002-6634-1444[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentAntropologia, Política e Filosofia - FCLARpt

Arquivos