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Sala de leitura: formando pequenos leitores

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Pós-graduação

Curso de graduação

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

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Resumo

O projeto Sala de Leitura surgiu há quatro anos, como forma de extensão dos trabalhos desenvolvidos no curso de Pedagogia da FCT - UNESP, nas disciplinas: Literatura Infantil e Metodologia da Comunicação e Expressão. A professora desta disciplina entendia que seus alunos não deveriam estabelecer uma relação dicotômica entre a "teoria que se aprende na universidade" e a "prática da escola de 1º grau", nem tampouco acreditava na possibilidade de contato com a "realidade da escola pública" apenas através de estágios de observação. Por estas razões decidiu, então, criar o projeto Sala de Leitura, onde alunos do curso de Pedagogia estariam, a partir das discussões de sala de aula e de orientações sistemáticas, elaborando e desenvolvendo projetos destinados à crianças de educação infantil a séries iniciais sobre temas abordados em livros infantis que gerassem boas discussões, variadas interpretações e despertassem o gosto pela leitura. Além disso, o projeto - Sala de Leitura - é um espaço destinado: a) à atuação dos alunos de Pedagogia, futuros professores enquanto "contadores de histórias", "incentivadores do gosto pela leitura", "formadores de leitores", "formadores de produtores de textos" e "pesquisadores na área de leitura"; b) às crianças e escolas que se interessem pela "Hora do Conto"; c) aos professores de 1ª a 4ª séries, através de acervo de livros infantis, teorias sobre literatura infantil, guias de leitura, orientações e cursos que os preparem para o trabalho com leitura, produção de texto e formação do leitor mirim na escola. O trabalho dos alunos de Pedagogia, orientados pela professora na disciplina, Literatura Infantil, enfatiza a literatura oral, que através dos "contadores de histórias" e da "Hora do Conto", valoriza a linguagem que a criança traz à escola, e sem excluir esta prática, está apresentando a esta criança outras linguagens, inclusive, a linguagem padrão. A literatura infantil é apresentada como elemento essencial na "Hora do Conto" . Um livro, previamente escolhido de acordo com os interesses de leitura das crianças em relação ao sexo, à faixa etária, é contado. As técnicas para esta atividade, podem ser variadas: história contada, com gravuras, com fantoches ou bonecos, dramatizada, etc. , o objetivo é único: despertar o prazer pela leitura, para então sedimentar o gosto, e formar o leitor. Os professores das séries iniciais podem utilizar o acervo de literatura infantil, de teorias sobre literatura infantil e leitura além de consultar os guias de leitura. Considerando que o gosto pela leitura se constrói através de um longo processo onde sujeitos desejam encontrar nela uma possibilidade de interlocução com o mundo, espera-se que o professor seja um agente fundamental na mediação entre alunos e material, um impulsionador e guia no sentido de um contato cada vez mais intenso e desafiador entre o leitor e a obra a ser lida. Para que isso se concretize, é necessário que o próprio professor se veja enquanto um sujeito-leitor, um sujeito que se sinta desafiado diante dos "objetos de leitura", diante das diferentes linguagens. Entretanto, o quadro que se configura traduz uma situação que demanda atitudes urgentes: por um lado, professores cada vez mais ameaçados em sua condição de sujeitos-leitores e de mediadores qualificados para o ensino de leitura; por outro, alunos que percebem a biblioteca como um ambiente estranho - muitas vezes ameaçador - e vivem a possibilidade de leitura em sua dimensão mais restrita. Entendemos leitura como um dos caminhos de inserção no mundo e de satisfação de necessidades amplas do ser humano (estéticas, afetivas, culturais, além das intelectuais), assim, o projeto Sala de Leitura foi montado na biblioteca com a intenção de superar problemas como a concepção de espaço na biblioteca, sempre divulgado como lugar de pesquisa e silêncio; a visão utilitarista das linguagens - onde é privilegiado apenas seu domínio técnico - no sentido da compreensão de que estas constituem produções humanas e, como tal, são passíveis de manipulação, construção, desconstrução e reconstrução. Os alunos do curso de Pedagogia em sala de aula pesquisam as várias definições de leitura, a importância de ouvir histórias, a origem dos contos maravilhosos, as fases de leitura e diferentes técnicas que podem ser utilizadas na "Hora do Conto", para então escolherem uma história, analisá-la, e contá-la às crianças na sala de leitura. Ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor. É ainda "suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida, é encontrar outras idéias para solucionar questões. É a cada vez ir se identificando com outra personagem (...) e assim, esclarecer melhor as próprias dificuldades ou encontrar um caminho para a resolução delas..." (ABRAMOVICH,1989: 17) Indo além, diria que ouvir histórias é viver, viver emoções diferentes como alegria, tristeza, medo, insegurança, tranqüilidade. É ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário. É através de uma história que as crianças podem descobrir outros lugares, outros tempos, ficar sabendo de Geografia, Filosofia, Política. E o que é mais interessante, tudo isso aprendido com prazer. Mas, para que isso aconteça dessa maneira, é necessário saber contar a história, além de saber escolhê-la. Assim, ouvir histórias é importante como fonte de prazer, além de contribuir para o desenvolvimento da criança. Neste sentido, o aluno do curso de Pedagogia escolhe um livro de literatura infantil, uma história, a melhor técnica para contar essa história, elabora a discussão do conto para as crianças e maneiras de livre interpretação da história que podem incluir atividades artísticas, música, além de preparar, agendar e ministrar a Hora do conto para cerca de trinta alunos da rede estadual, municipal e particular de ensino de Presidente Prudente e região. Avaliando estes quatro anos percebemos que o projeto Sala de Leitura tem desenvolvido atividades que, apesar de suas especificidades, convergem para ações voltadas diretamente à alunos e professores das séries iniciais do 1o grau. Estamos conseguindo através desse projeto formar o leitor autônomo (alunos e professores das séries iniciais do 1o grau, cerca de 4.000 alunos de 1996 a 1999), através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade e da formação do gosto pela leitura, contribuindo para a construção de uma cidadania plena. É através de experiências de leitura que proporcionamos o acesso de alunos das séries iniciais a novas tecnologias, variadas linguagens, e novas experiências com textos. A biblioteca foi cultivada como novo espaço, através da Sala de Leitura, lugar onde a prática da leitura já não está restrita à pesquisas e consultas. O trabalho de estímulo ao uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação do "leitor mirim"; bem como, o trabalho com a oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para as várias possibilidades de leitura tem sido pensado por vários sujeitos, desde o docente da disciplina Literatura Infantil, o professor já atuante, até nosso aluno de Pedagogia, futuro educador. Além disto, o aluno de Pedagogia tem no curso a possibilidade de colocar em prática teorias vistas durante o curso, além de poder se exercitar como contador de histórias e criar metodologias para a formação do gosto pela leitura em sala de aula. E ainda, mais importante é que o acesso de professores atuantes, futuros professores, e crianças à Sala de Leitura permite disseminar e multiplicar as metodologias para formação do leitor, pois quem conta um conto... aumenta um ponto.

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