Publicação: Recompondo o passado: Gesualdo pelo olhar de Stravinsky nas obras Monumentum e Tres Sacrae Cantiones
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Nogueira, Marcos Pupo 

Coorientador
Pós-graduação
Música - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação apresenta um estudo sobre as recomposições feitas por Igor Stravinsky de obras de Carlo Gesualdo (ca. 1560-1613). Estas recomposições são duas: Monumentum pro Gesualdo ad CD annum, orquestração feita a partir de três madrigais de Gesualdo, e Tres Sacrae Cantiones, onde Stravinsky compõe as partes perdidas de três motetos de Gesualdo. Iniciando com o estudo do estilo de Gesualdo, baseado no trabalho de Turci-Escobar, as obras originais de Gesualdo recompostas por Stravinsky são analisadas. Comparando as recomposições de Stravinsky com a obra original de Gesualdo, a maneira como Stravinsky comenta a obra de Gesualdo em seu trabalho é investigada. A intenção é determinar como Stravinsky imprime seu estilo nessas peças, e como ele traz a música de Gesualdo para o século XX.
Resumo (inglês)
In this dissertation, a study of the Igor Stravinsky's re-compositions of Carlo Gesualdo's (ca. 1560-1613) works is presented. The re-compositions are two: Monumentum pro Gesualdo ad CD annum, a setting for instruments of three Gesualdos's madrigals, and Tres Sacrae Cantiones, where Stravinsky composed the missing parts of the three Gesualdo's motets. Starting with a study of Gesualdo's style, based on turci-Escobar's work, the original Gesualdo's pieces re-composed by Stravinsky are analyzed.By comparing Stravinsky's re-compositions and Gesualdo's works, the way that Stravinsky comments the Gesulado's style is investigated. The intention is both to determine how Stravinsky imprints his own style on to it and how he brings Gesualdo's music to XX Century.
Descrição
Palavras-chave
Gesualdo, Carlo, príncipe di Venosa, ca.1560-1613, Stravinsky, Igor 1882-1971, Musica - Analise, apreciação, Seconda prattica, Recomposição, Re-composition
Idioma
Português
Como citar
MARTINS, Cristiane Aparecida Miranda Rocha. Recompondo o passado: Gesualdo pelo olhar de Stravinsky nas obras Monumentum e Tres Sacrae Cantiones. 2008. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.