Logo do repositório
 

Cidade e córrego: reconciliação em Adamantina (SP)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Francisco, Arlete Maria

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Arquitetura e Urbanismo - FCT

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O presente trabalho busca reconciliar a cidade de Adamantina e o Córrego dos Caldeiras através do pontecial que a Área de Preservação Permanente (APP) urbana possui, no sentido de cumprir uma função social e benefi ciar a população. O Córrego Caldeiras está localizado a noroeste da cidade de Adamantina (SP), em meio a malha urbana consolidada. Em parte de sua APP foi implantado um parque, o qual não possui projeto urbano paisagístico e sua infraestrutura é precária devido à falta de manutenção. A fim de melhor entender o contexto e como essa reconciliação se dará, foram estudados os conceitos de APP urbana, espaço público, espaços livres e parque urbanos, além da análise morfológica e comportamental com embasamento em Gordon Cullen e Kevin Lynch. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender o contexto no qual o Córrego Caldeiras está envolvido para avaliar o benefício da implementação de um parque linear em toda a extensão da APP e requalifi car a área existente, assim como defi nir suas diretrizes projetuais. Portanto, a reconciliação entre cidade e córrego será alcançada por meio do espaço público, mais especifi camente da proposta do parque linear que instigará o lazer, a vida pública e a urbanidade

Descrição

Palavras-chave

Arquitetura, Área verde urbana, Espaços publicos - Adamantina (SP), Área de preservação permanente, Parques urbanos - Adamantina (SP)

Idioma

Português

Citação

BATTISTAM, Maysa Pinhata. Cidade e córrego: reconciliação em Adamantina (SP). 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2017.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação