Publicação:
Influência da tecnologia educacional na avaliação do conhecimento de portadores de hepatite C crônica sobre sua doença e aderência ao tratamento antiviral

dc.contributor.advisorSilva, Giovanni Faria [UNESP]
dc.contributor.authorNeres, Mariana Vulcano [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-08-13T14:50:42Z
dc.date.available2014-08-13T14:50:42Z
dc.date.issued2013-03-01
dc.description.abstractIndividuals with chronic hepatitis C require complex treatment which involves a set of techniques and skills to be developed and maintained throughout this period. Among the strategies used to improve adherence, research has pointed to the importance of an education program to inform and educate patients about the disease and treatment. The study aims to identify the patient's knowledge about hepatitis C and treatment before and after the educational intervention, and, with participants evaluating the adequacy of the content of the educational manual. Instruments were used to collect data as structured interview, a test to assess the level of knowledge about the disease and an inventory to identify behaviors related to therapeutic adherence. After evaluation of prior knowledge about the disease at baseline, was made the educational intervention that used a manual education to expand the vision of the participants about the disease and treatment. In a second moment, 12 weeks after initiation of treatment was reapplied a knowledge test on the treatment and evaluation of a structured educational manual, plus an inventory of treatment adherence. After 12 weeks of this application we evaluated the medical records of the participants, to analyze adherence to treatment until week 24. In this study participated 70 patients with chronic hepatitis C who were never subjected to treatment with antiviral medications. Sample of 70 participants, 90% increased their prior knowledge about aspects of their disease after the presentation of educational handbook, 80% of the sample adhered to treatment by week 24 of treatment and educational manual had excellent acceptance by 70% of participants. The study points to the importance of using specific graphic materials in health education actions and signals the need for further research and interventions that promote strategies that favor the management of the diseaseen
dc.description.abstractOs portadores de hepatite C crônica são pacientes que necessitam de um tratamento complexo que abrange um conjunto de técnicas e habilidades a serem desenvolvidas e mantidas ao longo de todo esse período. Dentre as estratégias utilizadas para melhorar a adesão, pesquisas têm apontado a importância de ações educativas para informar e orientar os pacientes acerca da doença e do tratamento. O estudo tem delineamento com pré e pós-teste, e objetiva identificar o nível de conhecimento do paciente sobre a hepatite C e o tratamento antes e após intervenção educativa; e, avaliar junto aos participantes a adequação do conteúdo do manual educativo. Foram utilizados instrumentos para a coleta de dados como o roteiro de entrevista, um teste para avaliar o nível de conhecimento sobre a doença e um inventário para identificar as condutas de adesão relativas à terapêutica. Após a avaliação do conhecimento prévio sobre a doença no início do tratamento, foi feita a intervenção educativa que utilizava um manual educativo para ampliar a visão dos participantes acerca da doença e do tratamento. Em um segundo momento, 12 semanas após o início do tratamento, foi reaplicado um teste de conhecimentos sobre o tratamento e um roteiro de avaliação do manual educativo, além de um inventário de adesão ao tratamento. Após 12 semanas desta aplicação foram avaliadas as fichas clínicas dos participantes, para analisarmos a aderência ao tratamento até a 24ª semana. Participaram desta pesquisa 70 portadores de hepatite C crônica que nunca foram submetidos ao tratamento com medicações antivirais. Da amostra de 70 participantes, 90% aumentaram seu conhecimento prévio sobre aspectos de sua doença após a apresentação do manual educativo, 80% da amostra aderiu ao tratamento até a 24ª semana de tratamento e o manual educativo teve excelente aceitação em 70% dos participantes. O estudo aponta para a importância de se ...pt
dc.format.extent82 f.
dc.identifier.aleph000750018
dc.identifier.capes33004064020P0
dc.identifier.citationNERES, Mariana Vulcano. Influência da tecnologia educacional na avaliação do conhecimento de portadores de hepatite C crônica sobre sua doença e aderência ao tratamento antiviral. 2013. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2013.
dc.identifier.file000750018.pdf
dc.identifier.lattes6322604200510676
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/108520
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectHepatite C - Tratamentopt
dc.subjectEducação sanitáriapt
dc.subjectTecnologia educacionalpt
dc.subjectHepatite C - Pacientes - Pesquisapt
dc.subjectHealth educationpt
dc.subjectHepatitis Cpt
dc.titleInfluência da tecnologia educacional na avaliação do conhecimento de portadores de hepatite C crônica sobre sua doença e aderência ao tratamento antiviralpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6322604200510676
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.graduateProgramFisiopatologia em Clínica Médica - FMBpt
unesp.knowledgeAreaFisiopatologia em clínica médicapt
unesp.researchAreaAspectos fisiopatológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos de doenças em medicina internapt

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