Logotipo do repositório
 

Publicação:
Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática

dc.contributor.authorCury, Fernando Guedes
dc.contributor.authorSouza, Luzia Aparecida de
dc.contributor.authorSilva, Heloisa da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:22Z
dc.date.available2015-02-02T12:39:22Z
dc.date.issued2014-08-01
dc.description.abstractThis paper presents some of the discussions that has marked the investigative practice of the Group “Oral History and Mathematics Education” (GHOEM). For these researchers the oral history is faced like a qualitative research methodology, whose main focus is the construction of narratives from interview situations. This paper discusses some perspectives related to the use of (narrative) analysis of narratives in/for the History of Mathematics Education.en
dc.description.abstractEste artigo apresenta algumas das discussões que tem marcado a prática investigativa do grupo “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM). A História Oral se apresenta como uma metodologia de pesquisa qualitativa cujo foco principal é a construção de narrativas a partir de situações de entrevista. Este texto discute algumas perspectivas vinculadas ao uso de análise (narrativa) de narrativas na/para a História da Educação Matemática.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent910-925
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a23
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 28, n. 49, p. 910-925, 2014.
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v28n49a23
dc.identifier.fileS0103-636X2014000200910.pdf
dc.identifier.issn0103-636X
dc.identifier.scieloS0103-636X2014000200910
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114243
dc.language.isopor
dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação Matemáticapt
dc.subjectHistória Oralpt
dc.subjectNarrativaspt
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectOral Historyen
dc.subjectNarrativesen
dc.titleNarrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemáticapt
dc.title.alternativeNarratives: a look at the historiographical exercise in Mathematics Educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentMatemática - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-636X2014000200910.pdf
Tamanho:
249.62 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format