Logotipo do repositório
 

Publicação:
A musicalização no projeto de ensino coletivo de cordas acorda toda: vivência e construção de conceitos musicais através do corpo

dc.contributor.authorSilva, Susan Grey da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:39:42Z
dc.date.available2017-01-02T15:39:42Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução: O projeto de extensão A Corda Toda oferece aulas coletivas de Instrumentos de Cordas, Musicalização e Coral para estudantes na faixa etária de 07 a 14 anos, oriundos de escolas públicas do entorno do Instituto de Artes da UNESP - Câmpus São Paulo. Nas aulas de Musicalização, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a música através da apreciação, da experimentação e da criação musicais. Norteadas pelos métodos ativos de Educação Musical, aqui representados pelos educadores Murray Schafer e Emile Jaques-Dalcroze, as aulas englobam a sensibilização da escuta e o movimento corporal. Após passarmos por uma etapa de sensibilização e vivência, nos deparamos com o desafio da etapa atual: construção de conceitos musicais. Como facilitar a construção de conceitos musicais dos estudantes através da mesma abordagem ativa, sem correr o risco de ser estritamente teórico e mental? Objetivos: O objetivo das aulas de Musicalização dentro do Projeto de Extensão ACorda Toda é proporcionar a sensibilização, vivência e a construção de conceitos musicais com base nos métodos ativos de Educação Musical, em especial Schafer e Dalcroze. Na atual etapa de construção de conceitos musicais, objetivamos fazer com que o próprio estudante os construa pela vivência através do corpo, individual ou coletivo. O conceito de que tratamos neste trabalho é o de duração, tendo por objetivo a compreensão da duração e proporcionalidade entre as figuras rítmicas. Métodos: Aulas semanais com duração de 1h. Utilização de uma melodia popular francesa amplamente conhecida, Frère Jacques. Vivência corporal do ritmo da canção através da movimentação, individual e coletiva, por bambolês. Os mesmos com cores diferentes e disposição espacial proporcional, organizados de acordo com as frases da música. Escrita, pelos estudantes, do correspondente rítmico no quadro. Reorganização dos bambolês pelos estudantes mantendo o número de tempos por frase e escrita rítmica correspondente. Composição de canção com a nova organização do ritmo. Registro através de foto e gravação. Resultados: Pudemos constatar participação ativa dos alunos através da movimentação corporal, da escrita rítmica e da composição. O recurso visual e disposição espacial dos bambolês complementou a compreensão corporal da duração e proporcionalidade das figuras. Através do movimento corporal os estudantes puderam vivenciar a relação entre tempo, espaço e energia (Dalcroze). Houve apropriação do conhecimento através da composição coletiva. Foi inserido o silêncio (pausa) na composição, representado por uma cadeira (sugestão dada por um dos estudantes).pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Música, Instituto de Artes de São Paulo
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Música, Instituto de Artes de São Paulo
dc.format.extent09946
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0Ng==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09713
dc.identifier.file2013-09946-silva.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146825
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectDalcrozept
dc.subjectMétodos ativospt
dc.subjectMusicalizaçãopt
dc.subjectCorpopt
dc.titleA musicalização no projeto de ensino coletivo de cordas acorda toda: vivência e construção de conceitos musicais através do corpopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.departmentMúsica - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2013-09946-silva.pdf
Tamanho:
107.68 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format