Publicação: A musicalização no projeto de ensino coletivo de cordas acorda toda: vivência e construção de conceitos musicais através do corpo
dc.contributor.author | Silva, Susan Grey da [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T15:39:42Z | |
dc.date.available | 2017-01-02T15:39:42Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Introdução: O projeto de extensão A Corda Toda oferece aulas coletivas de Instrumentos de Cordas, Musicalização e Coral para estudantes na faixa etária de 07 a 14 anos, oriundos de escolas públicas do entorno do Instituto de Artes da UNESP - Câmpus São Paulo. Nas aulas de Musicalização, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a música através da apreciação, da experimentação e da criação musicais. Norteadas pelos métodos ativos de Educação Musical, aqui representados pelos educadores Murray Schafer e Emile Jaques-Dalcroze, as aulas englobam a sensibilização da escuta e o movimento corporal. Após passarmos por uma etapa de sensibilização e vivência, nos deparamos com o desafio da etapa atual: construção de conceitos musicais. Como facilitar a construção de conceitos musicais dos estudantes através da mesma abordagem ativa, sem correr o risco de ser estritamente teórico e mental? Objetivos: O objetivo das aulas de Musicalização dentro do Projeto de Extensão ACorda Toda é proporcionar a sensibilização, vivência e a construção de conceitos musicais com base nos métodos ativos de Educação Musical, em especial Schafer e Dalcroze. Na atual etapa de construção de conceitos musicais, objetivamos fazer com que o próprio estudante os construa pela vivência através do corpo, individual ou coletivo. O conceito de que tratamos neste trabalho é o de duração, tendo por objetivo a compreensão da duração e proporcionalidade entre as figuras rítmicas. Métodos: Aulas semanais com duração de 1h. Utilização de uma melodia popular francesa amplamente conhecida, Frère Jacques. Vivência corporal do ritmo da canção através da movimentação, individual e coletiva, por bambolês. Os mesmos com cores diferentes e disposição espacial proporcional, organizados de acordo com as frases da música. Escrita, pelos estudantes, do correspondente rítmico no quadro. Reorganização dos bambolês pelos estudantes mantendo o número de tempos por frase e escrita rítmica correspondente. Composição de canção com a nova organização do ritmo. Registro através de foto e gravação. Resultados: Pudemos constatar participação ativa dos alunos através da movimentação corporal, da escrita rítmica e da composição. O recurso visual e disposição espacial dos bambolês complementou a compreensão corporal da duração e proporcionalidade das figuras. Através do movimento corporal os estudantes puderam vivenciar a relação entre tempo, espaço e energia (Dalcroze). Houve apropriação do conhecimento através da composição coletiva. Foi inserido o silêncio (pausa) na composição, representado por uma cadeira (sugestão dada por um dos estudantes). | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Música, Instituto de Artes de São Paulo | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Música, Instituto de Artes de São Paulo | |
dc.format.extent | 09946 | |
dc.identifier | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0Ng== | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09713 | |
dc.identifier.file | 2013-09946-silva.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/146825 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | Dalcroze | pt |
dc.subject | Métodos ativos | pt |
dc.subject | Musicalização | pt |
dc.subject | Corpo | pt |
dc.title | A musicalização no projeto de ensino coletivo de cordas acorda toda: vivência e construção de conceitos musicais através do corpo | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.department | Música - IA | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- 2013-09946-silva.pdf
- Tamanho:
- 107.68 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format