Publicação: Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacional
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Furlani, Carlos Eduardo Angeli 

Coorientador
Pós-graduação
Agronomia (Produção Vegetal) - FCAV
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
- Em um sistema de colheita de cana-de-açúcar os tempos despendidos com manobras de máquinas nas cabeceiras dos talhões exercem impacto negativo nos custos de produção. Modelos computacionais permitem o desenvolvimento de cenários e simulações para análise do sistema como um todo, e podem trazer melhorias nas eficiências de colheita. Objetivou-se com o trabalho analisar os tempos de manobras de colhedoras e transbordos, bem como o sincronismo entre as manobras dessas máquinas, em área plana e declivosa. Os dados foram analisados sob a óptica do controle estatístico de qualidade (CEQ), por meio de ferramentas estatísticas do programa Minitab®. Em uma segunda etapa do presente trabalho, objetivou-se otimizar os tempos de manobras de transbordo da operação por meio de simulação em programa computacional. Foram testadas no modelo de simulação duas técnicas de manobras de transbordo em diferentes declividades do terreno, considerou-se como cenário padrão uma área sistematizada da usina onde foram realizadas as coletas de dados de campo. Os parâmetros considerados para análise econômica dos tratamentos e tomada de decisão foram: capacidade de campo operacional, consumo de combustível e produção. O método de otimização proposto resultou em ganhos na receita final, tanto em área plana quanto em área declivosa.
Resumo (português)
In a sugarcane harvesting system, the times spent with machine maneuvers in the headlands of the fields has a negative impact on production costs. Computational models allow the development of scenarios and simulations for analysis of the system as a whole, and can bring about improvements in harvest efficiencies. The objective of this work was to analyze the handling times of sugarcane harvesters and infield wagons, as well as the synchronism between the maneuvers of these machines, in a flat and sloping area. The data were analyzed from the perspective of statistical quality control (CEQ), using statistical tools of the Minitab® program. In a second stage of the present work, the objective was to optimize the infield wagon maneuver times of the operation by means of simulation in a computer program. In the simulation model, two infield wagon maneuvers were tested in different slopes of the terrain. A standard area was considered as a systematic area of the plant where the field data were collected. The parameters considered for economic analysis of the treatments and decision making were: operational field capacity, fuel consumption and production. The proposed optimization method resulted in gains in final revenue, both in the flat area and in the sloping area.
Descrição
Palavras-chave
Cana-de-açúcar, Consumo de combustível, Agricultura de precisão, Colhedeiras
Idioma
Português