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Publicação:
Relatos de experiências de leitura de contos machadianos com mulheres aprisionadas

dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann [UNESP]
dc.contributor.authorLourenção, Valter Antonio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-04-09T12:28:15Z
dc.date.available2015-04-09T12:28:15Z
dc.date.issued2013-08-29
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of a survey conducted with incarcerated women and the reading of literary texts, with the proposal to provide them, by reading experience the possibility to expand their vision of the world and facilitate their return to the social environment. The tales read with the inmates were “Idéias de Canário” (A Canarys Ideas), “A agulha e a linha” (The Needle and the Threat”), “A igreja do diabo”. (The Devil’s Church”) all written by Machado de Assis. Different methodologies were adopted as for instance oral reports later recorded in a field journal, and these written reports delivered at the end of the reading activities, combined with a questionnaire and the reading of the staged tale “A agulha e a linha”, made it possible to characterize and get better acquainted to each participant as well as their thinking towards reading and its understanding thus the understanding of the worlden
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com mulheres encarceradas e a leitura de textos literários, com a proposta de propiciar a elas, pela experiência de leitura, a possibilidade de ampliar a sua visão de mundo, colaborando assim, com a construção de seu projeto de vida. Os contos lidos com as reeducandas foram - Idéias de Canário, A Agulha e a Linha, A Igreja do Diabo, todos escritos por Machado de Assis. Durante a triangulação das metodologias, os relatos orais, anotados em diário de campo, e os relatos por escrito, entregues ao final das atividades de leitura, aliados ao questionário e a leitura encenada do conto A Agulha e a Linha, possibilitaram caracterizar e conhecer um pouco de cada participante e o seu pensamento sobre a leitura, compreendendo a maior ou menor compreensão dos contos com a sua leitura de mundopt
dc.format.extent191 f. : tabs.
dc.identifier.aleph000807408
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.citationLOURENÇÃO, Valter Antonio. Relatos de experiências de leitura de contos machadianos com mulheres aprisionadas. 2013. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
dc.identifier.file000807408.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121993
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectAssis, Machado de 1839-1908pt
dc.subjectReadingpt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectPrisioneirospt
dc.subjectAção socialpt
dc.subjectMulherespt
dc.subjectRessocializaçãopt
dc.subjectIncentivo à leiturapt
dc.titleRelatos de experiências de leitura de contos machadianos com mulheres aprisionadaspt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaLinguagem - Experiência - Memória - Formaçãopt

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