Publicação: Formação do futuro professor de matemática para uso das tdic na escola contemporânea
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Neste trabalho, apresentam-se resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, que tem como objetivo geral investigar a formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em dois cursos de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que adota como instrumentos metodológicos questionário e entrevista. O primeiro, respondido por alunos do último ano; a segunda, por professores que ministraram disciplinas envolvidas na formação para o uso das TDIC a esses alunos e pelas coordenadoras dos cursos. Os dados aqui analisados resultam de perguntas sobre as disciplinas envolvidas nessa formação. Fundamentam a análise pressupostos sobre instrucionismo e construcionismo, entre outros. Os resultados indicam que, nas disciplinas focalizadas, os alunos tiveram uma formação caracterizada pela não intencionalidade, exceto em duas delas. Apesar de restrita do ponto de vista curricular, a abordagem não intencional das TDIC representou formação para os futuros professores, uma vez que a reconheceram nas disciplinas que cursaram e que indicaram como envolvidas nesse processo. Do ponto de vista do objetivo geral da pesquisa, esse resultado fornece indícios de que o que está posto nos projetos pedagógicos, relativamente a esta formação, ocorre de modo distinto na prática, segundo alunos e professores. Constata-se que, das disciplinas indicadas no projeto como aquelas que, articuladas, promoveriam a formação pesquisada, duas efetivamente contribuíram para promovê-la.
Descrição
Palavras-chave
Formação inicial de professores, Licenciatura em matemática, Tecnologias digitais de informação e comunicação
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2395-2408