Publicação: Formação do futuro professor de matemática para uso das tdic na escola contemporânea
dc.contributor.author | Lopes, Rosemara Perpetua [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fürkotter, Monica [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:21Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:21Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho, apresentam-se resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, que tem como objetivo geral investigar a formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em dois cursos de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que adota como instrumentos metodológicos questionário e entrevista. O primeiro, respondido por alunos do último ano; a segunda, por professores que ministraram disciplinas envolvidas na formação para o uso das TDIC a esses alunos e pelas coordenadoras dos cursos. Os dados aqui analisados resultam de perguntas sobre as disciplinas envolvidas nessa formação. Fundamentam a análise pressupostos sobre instrucionismo e construcionismo, entre outros. Os resultados indicam que, nas disciplinas focalizadas, os alunos tiveram uma formação caracterizada pela não intencionalidade, exceto em duas delas. Apesar de restrita do ponto de vista curricular, a abordagem não intencional das TDIC representou formação para os futuros professores, uma vez que a reconheceram nas disciplinas que cursaram e que indicaram como envolvidas nesse processo. Do ponto de vista do objetivo geral da pesquisa, esse resultado fornece indícios de que o que está posto nos projetos pedagógicos, relativamente a esta formação, ocorre de modo distinto na prática, segundo alunos e professores. Constata-se que, das disciplinas indicadas no projeto como aquelas que, articuladas, promoveriam a formação pesquisada, duas efetivamente contribuíram para promovê-la. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | |
dc.format.extent | 2395-2408 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2395-2408 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2395-2408.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141761 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt |
dc.subject | Licenciatura em matemática | pt |
dc.subject | Tecnologias digitais de informação e comunicação | pt |
dc.title | Formação do futuro professor de matemática para uso das tdic na escola contemporânea | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Educação - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-2395-2408.pdf
- Tamanho:
- 530.73 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format