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Publicação:
Análise setorial: o caso da privatização do modal ferroviário brasileiro

dc.contributor.advisorBertella, Mário Augusto [UNESP]
dc.contributor.authorMarinheiro, Marco Antonio de Lima [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:50Z
dc.date.available2014-06-11T19:29:50Z
dc.date.issued2012-11-12
dc.description.abstractO modal ferroviário foi sempre visto como uma opção eficiente para o transporte de cargas a longas distâncias; entretanto, em um país com dimensões continentais como o Brasil, os investimentos no setor estiveram sempre aquém do necessário para manter seu dinamismo. Várias foram as tentativas governamentais para mudar esse quadro, sendo que no final da década de 1990, foi feita a última grande reformulação no setor, com a privatização de sua estrutura. Passados quinze anos do início deste processo no Brasil, o presente trabalho objetiva contribuir com o debate sobre seus resultados, através de uma exposição histórica do desenvolvimento ferroviário brasileiro, bem como de um levantamento do debate teórico a respeito da participação estatal na área produtiva, e de um estudo empírico dos efeitos da privatização sobre a produção do setorpt
dc.description.abstractThe railways have always been understood as an efficient option for charges transportation at long distances; however, in Brazil, a continental size country, the investments in the sector were always less then required to keep its development. The Government has made several attempts to change this scenario, and in the end of the 1990´s, the last great change of the sector occurred, by the privatization of this infrastructure. Nowadays, fifteen years since then, this study aims to contribute to the debate about the results of privatization, through a historical exposition of the Brazilian railroad development, as well as a research on the theoretical debate about the state role in the productive sector, and an empirical study concerning the privatization effects on the sector´s productionen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent130 f. : il. color.
dc.identifier.aleph000705655
dc.identifier.capes33004030080P0
dc.identifier.citationMARINHEIRO, Marco Antonio de Lima. Análise setorial: o caso da privatização do modal ferroviário brasileiro. 2012. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
dc.identifier.filemarinheiro_mal_me_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes9960511866241705
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99153
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectFerroviaspt
dc.subjectEficiencia (Serviço publico)pt
dc.subjectPrivatizaçãopt
dc.titleAnálise setorial: o caso da privatização do modal ferroviário brasileiropt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes9960511866241705
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEconomia - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaTeoria econômica e método quantitativopt
unesp.researchAreaPrivatização e Análise Setorialpt

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