Publicação: Capoeira regional na formação continuada de professores de educação física
dc.contributor.advisor | Ugaya, Andresa de Souza [UNESP] | |
dc.contributor.author | Carvalho, Diego Isique | |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T12:31:08Z | |
dc.date.available | 2023-11-07T12:31:08Z | |
dc.date.issued | 2023-09-12 | |
dc.description.abstract | A Capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecido pela Unesco e está presente em todo o mundo. É uma expressão cultural e social do Brasil inserida em diversos documentos educacionais oficiais (PCNs, Currículo do Estado de São Paulo, Base Nacional Comum Curricular, entre outros). No entanto, muitas vezes, ela ainda não é um conteúdo abordado de maneira efetiva nas aulas de Educação Física Escolar, apontamentos levam a crer que o possível motivo seria a falta de uma formação específica, o que nos traz a indagação: qual seria o impacto de uma formação em capoeira regional para a práxis pedagógica de professores de Educação Física? Esta pesquisa tem como objetivo geral: Descrever qual o impacto de um curso de formação continuada em Capoeira Regional nas práxis pedagógicas de professores de Educação Física, e como objetivos específicos Levantar, no início do curso de formação continuada, quais os conhecimentos que os professores participantes possuem em relação a Capoeira Regional, gerar conhecimentos e vivências da Capoeira Regional. e discutir sobre sua inserção no contexto escolar. Para isso foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método será a pesquisa participante. Os instrumentos utilizados foram: questionário inicial e final, registros de imagens em fotografia e vídeo, notas em diário de campo e grupo focal. O público participante será composto de professores de Educação Física Escolar que atuam na rede pública estadual de ensino, pertencentes à diretoria de ensino de José Bonifácio. De acordo com os dados levantados aqui nesta pesquisa, podemos concluir que: o curso contribuiu para a formação dos professores, ele possibilitou a tematização da Capoeira Regional na Educação Física Escolar e em alguns casos foi determinante, gerou material para futuras pesquisas, e contribuiu para fomentar a diversidade e a pluralidade cultural dentro das escolas. | pt |
dc.description.abstract | Capoeira is Intangible Cultural Heritage of Humanity, recognized by UNESCO and is present throughout the world. It is a cultural and social expression of Brazil inserted in several official educational documents (PCNs, Curriculum of the State of São Paulo, National Common Curricular Base, among others). However, it is often not a content covered effectively in School Physical Education classes. Notes lead us to believe that the possible reason would be the lack of specific training, which brings us to the question: what would be the impact? of training in regional capoeira for the pedagogical praxis of Physical Education teachers? This research has the general objective: To describe the impact of a continuing training course in Capoeira Regional on the pedagogical praxis of Physical Education teachers, and as specific objectives To identify, at the beginning of the continuing training course, what knowledge the participating teachers have have in relation to Capoeira Regional, generating knowledge and experiences of Capoeira Regional. and discuss their insertion in the school context. For this, a qualitative research was carried out, the method of which will be participant research. The instruments used were: initial and final questionnaire, photographic and video recordings, field diary notes and focus group. The participating public will be made up of School Physical Education teachers who work in the state public education network, belonging to the José Bonifácio teaching directorate. According to the data collected here in this research, we can conclude that: the course contributed to the training of teachers, it enabled the thematization of Regional Capoeira in School Physical Education and in some cases it was decisive, it generated material for future research, and contributed to encourage diversity and cultural plurality within schools. | en |
dc.description.sponsorship | Outra | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, D. I. Capoeira regional na formação continuada de professores de Educação Física. 93 p. 2023. Dissertação (Mestrado - Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023. | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/251233 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Capoeira regional | pt |
dc.subject | Educação física | pt |
dc.subject | Formação continuada | pt |
dc.title | Capoeira regional na formação continuada de professores de educação física | pt |
dc.title.alternative | Capoeira reginonal in the continuing training of physical education teachers | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | |
unesp.graduateProgram | Educação Física - FC/FCT 33004137068P8 | |
unesp.knowledgeArea | Educação física escolar | pt |
unesp.researchArea | Educação Física no Ensino Médio | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- carvalho_di_me_bauru.pdf
- Tamanho:
- 21.49 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.97 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: