Logotipo do repositório
 

Publicação:
Enquanto isso na Sociedade de Consumo Líquido-Moderna: a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores

dc.contributor.authorKistemann Junior, Marco Aurélio
dc.contributor.authorLins, Romulo Campos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de São Paulo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.contributor.institutionUniversity of Nottingham
dc.contributor.institutionUniversity of Bristol
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:22Z
dc.date.available2015-02-02T12:39:22Z
dc.date.issued2014-12-01
dc.description.abstractThis article introduces the paths and results of a qualitative research, concerning the production of meanings and decision-making of consumers in a liquid-modern consumer society. We based the study on theoretical assumptions of Criticism Mathematics Education, The Model of Semantic Fields and Economics, which was investigated by means of semi-structured interviews as consumers behave and make decisions when faced with consumption situations. We also observed how they use mathematics in their decisions, enabling in the society that was referred to other paths and reflections on consumption trail. The investigation revealed, among other results presented throughout the article that, independent of the school training consumers tend to use only the four operations for decision-making, in addition to using the parcel value to the interest rates detriment, to make their decisions. Finally, we highlight that the mathematical and financial simulations use can guide decision-making or shopping insight.en
dc.description.abstractEste artigo apresenta os percursos e resultados de uma pesquisa qualitativa de doutorado, referente à produção de significados e tomadas de decisão de indivíduos-consumidores numa sociedade de consumo líquido-moderna. Embasando-nos em pressupostos teóricos da Educação Matemática Crítica, do Modelo dos Campos Semânticos e da Economia, investigou-se por meio de entrevistas semi-estruturadas como indivíduos-consumidores se comportam e tomam suas decisões quando se deparam com situações de consumo, bem como quais matemáticas utilizam em suas decisões, possibilitando outros caminhos e reflexões na trilha do consumo na sociedade referida. A investigação revelou, entre outros resultados apresentados ao longo do artigo que, independente da formação escolar, os indivíduos-consumidores tendem a utilizar-se somente das quatro operações para a tomada de decisão, além de utilizar o valor da parcela, em detrimento das taxas de juros, para tomar suas decisões de consumo. Por fim, destaca-se que o uso de simulações matemático-financeiras pode orientar a tomada de decisões de compras a prazo ou à vista.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de São Paulo
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio de Janeiro
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Matemática
dc.description.affiliationUniversity of Nottingham
dc.description.affiliationUniversity of Bristol
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Matemática
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Matemática
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent1303-1326
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a15
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 28, n. 50, p. 1303-1326, 2014.
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v28n50a15
dc.identifier.fileS0103-636X2014000301303.pdf
dc.identifier.issn0103-636X
dc.identifier.lattes5779705454307719
dc.identifier.scieloS0103-636X2014000301303
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114246
dc.language.isopor
dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectSociedade Líquido-modernapt
dc.subjectEducação Matemática Críticapt
dc.subjectProdução de Significadospt
dc.subjectConsumopt
dc.subjectLiquid-modern Societyen
dc.subjectCritical Mathematics Educationen
dc.subjectProduction of Meaningsen
dc.subjectConsumptionen
dc.titleEnquanto isso na Sociedade de Consumo Líquido-Moderna: a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidorespt
dc.title.alternativeMeanwhile, in a Liquid-Modern Consumer Society: The Production of Meanings and Decision Making of Consumersen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5779705454307719
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentMatemática - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-636X2014000301303.pdf
Tamanho:
649.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format