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Publicação:
O olhar da comissão assessora de avaliação sobre o enade da área de pedagogia - 2005

dc.contributor.authorBordas, Merion Campos
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Maria Freire Da Palma Marques De [UNESP]
dc.contributor.authorDalben, Ângela Imaculada Loureiro De Freitas
dc.contributor.authorRamalho, Betania Leite
dc.contributor.authorFreitas, Helena Lopes De
dc.contributor.authorCavalcante, Lucíola Inês Pessoa
dc.contributor.authorBittar, Mariluce
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Amazonas
dc.contributor.institutionUniversidade Católica Dom Bosco
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionMEC
dc.date.accessioned2021-07-14T10:26:37Z
dc.date.available2021-07-14T10:26:37Z
dc.date.issued2008-11
dc.description.abstractThis paper presents the work conducted between May and November of 2005 by the Evaluation Assistance Committee of the National Student Performance Exam (ENADE) in the field of Pedagogy. The purpose of the Committee is to present guidelines, objectives and other specifications that contribute to the construction of evaluation tools to be provided to in-coming and graduating students who participate in the 2005 Exam. The text begins with a brief historic recapitulation of the trajectory of Pedagogy Programs in Brazil, in legal and situational terms. The analysis emphasizes the context of these Programs in 2005, one that is marked by the absence of properly approved National Curriculum Guidelines. Given this fact the Assistance Commission addressed the impact of the various elements in this situation and the discussions and tensions that still mark the daily life of the Pedagogy Programs, considering the propositions of the national movement in light of the determinations of SINAES. The guiding parameters of the matrixes for the construction of the instruments - the knowledge and abilities required - are based on the definitions of the profile of the pedagogue and of the fields of activity consecrated in the documents approved by the representative entities in the field, which have guided the curricular organization of most of the operating programs. Respecting the principles defined by SINAES and ENADE for the establishment of a national evaluation policy for Higher Education, the Commission guided all of the phases of its work by the concept of evaluation as an instrument of articulation of knowledge, to encourage mutual cooperation and solidary educational practices. Considered as a public and not only technical issue, which is supported by an ethical and political commitment in defense of the public and social character of the university, the evaluation has consequences that go beyond this institution and has important repercussions for society.en
dc.description.abstractEste artigo apresenta o trabalho realizado entre maio e novembro de 2005, pela Comissão Assessora de Avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) da área da Pedagogia, incumbida de propor diretrizes, objetivos e outras especificações para a construção dos instrumentos de avaliação a serem aplicados aos estudantes ingressantes e concluintes participantes do Exame de 2005. Após uma breve recapitulação histórica da trajetória dos Cursos de Pedagogia no país, em termos legais e situacionais, é destacado o contexto, marcado pela ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais devidamente aprovadas, no qual ainda se situavam esses Cursos em 2005. Nesse sentido, a Comissão Assessora trabalhou sob o impacto da conjugação dos fatores da realidade e das discussões e tensões que ainda marcavam o cotidiano dos Cursos de Pedagogia, procurando contemplar as proposições do movimento nacional à luz das determinações do SINAES. Os parâmetros orientadores das matrizes para a construção dos instrumentos - conhecimentos e habilidades demandados - partiram das definições do perfil do Pedagogo e das áreas de atuação consagradas nos documentos aprovados por entidades representativas da área, os quais têm orientado a organização curricular da maioria dos cursos ora em desenvolvimento. Respeitados os princípios estabelecidos pelo SINAES e pelo ENADE na definição de uma política nacional de avaliação do Ensino Superior, a Comissão orientou todas as etapas de seu trabalho pela concepção de avaliação como instrumento de articulação de saberes, num estímulo à mútua cooperação e às práticas formativas solidárias. Tomada como uma questão pública e não só técnica, tendo como suporte o compromisso ético-político com a defesa do caráter público e social da instituição universitária, a avaliação tem, pois, conseqüências não apenas restritas ao seu âmbito, mas com repercussões importantes para a sociedade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Amazonas
dc.description.affiliationUniversidade Católica Dom Bosco
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.description.affiliationMEC, INEP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent681-712
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772008000300004
dc.identifier.citationAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Sorocaba, SP, Brazil: Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO)., v. 13, n. 3, p. 681-712, 2008.
dc.identifier.doi10.1590/S1414-40772008000300004
dc.identifier.fileS1414-40772008000300004.pdf
dc.identifier.issn1414-4077
dc.identifier.issn1982-5765
dc.identifier.scieloS1414-40772008000300004
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211588
dc.language.isopor
dc.publisherPublicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
dc.relation.ispartofAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectHigher education evaluationen
dc.subjectENADEen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectAvaliação da educação superiorpt
dc.subjectENADEpt
dc.subjectPedagogiapt
dc.titleO olhar da comissão assessora de avaliação sobre o enade da área de pedagogia - 2005pt
dc.title.alternativeThe perspective of the evaluation assistance committee concerning enade in the field of pedagogy 2005en
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

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