As Relações Públicas na intermediação da comunicação interna de um Centro de Saúde Pública para reabilitação psicossocial
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Santos, Célia Maria Retz Godoy dos 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Relações Públicas - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Toda organização, ao integrar pessoas e viabilizar relacionamentos, apresenta processos de
comunicação que, na relação com a área da saúde pública, ganham uma complexidade própria
na tentativa de alinhar os desafios do estresse ocupacional e da responsabilidade profissional
com o impacto que a comunicação humana e relacional possui na contribuição do exercício
profissional. Partindo disso, a discussão toma por base um relato de experiência durante o
levantamento quanti-qualitativo da comunicação interna de um Centro de Saúde Pública
direcionada à reabilitação psicossocial, num olhar de Relações Públicas. A Técnica de
Incidentes Críticos aplicada aos diretores dos setores e a participação dos servidores públicos
por meio de questionários buscaram depreender os desafios específicos de um ambiente de
saúde pública e seu público interno. De modo geral, a pesquisa constata que os conflitos de
relacionamentos interpessoais, a falta de integração entre setores, os ruídos comunicacionais e
até mesmo o estresse identificado como burnout são determinantes para a qualidade dos
serviços oferecidos e do ambiente de trabalho desse segmento. Por fim, é necessário que exista
o fortalecimento da identidade organizacional e a formação de uma consciência comunicativa
com base na cultura organizacional, que considera os relacionamentos, para além da
perspectiva instrumental.
Resumo (inglês)
Every organization, while integrating people and viabilizing relationships, shows
communication’s procedures which, in relation to the public health area, gains its own
complexity when trying to align the occupational stress and professional responsibility with
the impact of human communication and how it contributes to the professional practice.
Therefore, from a public relation’s perspective, this study refers to an experience report during
a quantitative-qualitative survey about the internal communication of a psychosocial focused
Health Care Center. The Critical Incident Technique applied to directors from each sector and
the participation of public servants through questionnaires sought to infer specific challenges
from a public health environment and its internal audience. In general, interpersonal conflicts,
the lack of integration between sectors, communication problems and even stress caused by
burnout are acknowledged as direct factors in the quality of the provided services and
workplace relationships in this type of segment. Lastly, the existence of an organization identity
fortification and the formation of a communication consciousness by the organizational culture
that considers the relationships is necessary, beyond its instrumental perspective.
Descrição
Palavras-chave
Relações Públicas, Comunicação interna, Comunicação e saúde, Organização pública, Técnica de incidentes críticos, Internal communication, Communication and health, Public organization, Critical incident technique, Public Relations
Idioma
Português

