Logotipo do repositório
 

Publicação:
Livro didático e as TIC: limites e possibilidades para as aulas de educação física do município de Caucaia/CE

dc.contributor.advisorImpolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
dc.contributor.authorFarias, Alison Nascimento [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-01-26T15:43:22Z
dc.date.available2018-01-26T15:43:22Z
dc.date.issued2018-01-17
dc.description.abstractO livro didático é uma ferramenta que pode auxiliar os professores de Educação Física em sua prática pedagógica. Considerando que a sociedade atual está inserida na era digital, cabe refletir sobre a sua relação com as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas aulas de Educação Física escolar, visto ser uma temática ainda pouco investigada. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa foi elaborar, implementar e avaliar unidades didáticas para o 6° ano do ensino fundamental, propostas no livro didático de Educação Física do município de Caucaia/CE, por meio das TIC. A escolha desse cenário se justifica pelo fato de este ter sido um dos primeiros municípios do estado do Ceará a adotar o livro didático para Educação Física. Para atingir o objetivo proposto nesse estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque colaborativo, desenvolvida por meio de três etapas: 1) Levantamento diagnóstico (observação das aulas de uma professora de Educação Física do 6° ano); 2) Elaboração e Implementação de duas unidades didáticas do livro de Educação Física com a finalidade de construir estratégias pedagógicas para o uso das TIC. 3) e avaliação das unidades didáticas do livro didático de Educação Física. Participaram da pesquisa alunos de uma turma do 6° ano do ensino fundamental e uma professora da disciplina. Os dados coletados foram transcritos, revistos, organizados e classificados a partir da análise de categorias de codificação propostas por Bogdan e Binken (1994). Os principais resultados indicaram que, apesar das limitações relacionadas à sua estrutura, o livro didático de Educação Física favoreceu a inclusão das TIC que, por sua vez, colaboraram para ensinar os conteúdos propostos no material didático. Observou-se que os alunos aprenderam de forma autônoma e demostraram interesse nas intervenções pedagógicas. Dentre as TIC utilizadas, o celular foi considerado uma ferramenta versátil que facilitou o desenvolvimento e execução das atividades durante as intervenções pedagógicas. Em relação às principais dificuldades encontradas na pesquisa para a inserção das TIC, destaca-se: falta de estrutura física, escassez de equipamentos eletrônicos, falta de internet na escola, professora sem formação para o uso das TIC. Mesmo com tais dificuldades, foi possível minimizar esses obstáculos com o apoio da gestão escolar, dos pais dos alunos e o empenho da professora. Dessa forma, conclui-se que as TIC podem ser ferramentas de apoio pedagógico para ensinar os conteúdos da Educação Física escolar, nesse caso a partir de um livro didático, desde que ocorra uma mediação pedagógica por parte do professor.pt
dc.description.abstractThe textbook is a tool that can help Physical Education teachers in their pedagogical practice. Considering that the present society is inserted in the digital age, it is necessary to reflect on the relation of didactic book and the ICT (Information and Communication Technologies) in the classes of Physical Education school. This theme is not discussed very much in the curriculum component Physical Education. This way, the objective of the presente research was to elaborate, implement and avaluate didatic unities for the 6° grade from elementary teaching, proposed in the textbook of elementary teaching from CAUCAIA town, CEARÁ, through ICT( information and communicationtechnologies). The choice of this scenario is justified by the fact that it was one of the first counties in the state of Ceará to adopt the textbook for Physical Education.. In order to achieve the objective proposed in this study, a qualitative research was carried out, with a collaborative approach, developed through three stages: 1) Diagnostic assessment (observation of the classes of a Physical Education teacher of the 6th grade); 2) Elaboration and Implementation of two didactic units of the Physical Education book with the purpose of constructing pedagogical strategies for the use of ICT. 3) and evaluation of the didactic units of the textbook of Physical Education. Participants of the research were students of a 6th grade elementary school class and a Physical Education teacher. The collected data were transcribed, reviewed, organized and classified based on the analysis of coding categories proposed by Bogdan and Binken (1994). The main results indicated that despite the limitations related to its structure, the Physical Education textbook favored the inclusion of ICTs, which, in turn, collaborated to teach the contents proposed in didactic material. It was observed that the students learned autonomously and showed interest in the classes. Among the ICT used, the cell phone was considered a versatile tool that facilitated the development and execution of the activities during the pedagogical interventions. In relation to the main difficulties encountered in the research for the insertion of ICT, it is highlighted: lack of physical structure, shortage of electronic equipment, lack of internet in school, teacher without training for the use of ICT. Even with such difficulties, it was possible to minimize these obstacles with the support of school management, the parents of the students and the commitment of the teacher. In this way, it can be concluded that ICT can be pedagogical support tools to teach the contents of Physical Education, in this case from a textbook, provided that a pedagogical mediation by the teacher occurs.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000896338
dc.identifier.capes33004137066P5
dc.identifier.lattes8235194832537824
dc.identifier.orcid0000-0003-0463-0125
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152598
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.subjectLivro didáticopt
dc.subjectTICpt
dc.subjectDançapt
dc.subjectAtletismopt
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectTextbooken
dc.subjectICTen
dc.subjectDanceen
dc.subjectAthleticsen
dc.titleLivro didático e as TIC: limites e possibilidades para as aulas de educação física do município de Caucaia/CEpt
dc.title.alternativeTextbook and ICT: limits and possibilities for the physical education classes of the Caucaia/CE municipalityen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes8235194832537824
unesp.advisor.orcid0000-0003-0463-0125
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDesenvolvimento Humano e Tecnologias - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaTecnologias nas dinâmicas corporaispt
unesp.researchAreaTecnologias,corpo e culturapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
farias_an_me_rcla.pdf
Tamanho:
1.37 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: