A formação estética e suas contribuições para uma educação escolar sensível
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco
Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Refletir sobre o saber sensível, como elemento imprescindível ao conhecimento, é o desafio proposto por esta pesquisa ao universo pedagógico refém das teorias das competências e subsidiado pelas reformas educacionais neoliberais. Um sintoma de que os estímulos da razão são insuficientes para consolidar uma formação condizente com seu conceito na atualidade fica evidente na pressão constante por índices de desempenho, auferidos por dispositivos de controle da aprendizagem, que geralmente se mostram deficitários em relação às metas almejadas. Neste cenário inquietante e pouco propício a valores que não sejam os mercadológicos, resgata-se uma outra perspectiva para a formação: a educação sensível. Retomando alguns conceitos do idealismo alemão, estabelece-se um diálogo entre a ideia inicial de formação e as consequentes repercussões do pensamento iluminista no campo educacional. O ensino da Arte, cada vez mais reduzido em seus plenos potenciais formativos pelas políticas públicas, será abordado em suas diversas formas, como promotor de uma educação mais integrada entre os saberes inteligíveis e sensíveis. Para tanto, as perspectivas estético-filosóficas de Theodor W. Adorno e Jacques Rancière, ao identificarem na Arte a possibilidade de reflexão sobre o processo de objetivação racional da humanidade, fundamentaram o desenvolvimento deste trabalho. Foram pinçados elementos basilares das perspectivas citadas, especialmente a de Theodor W. Adorno, que confluem para a prática de uma educação sensível no contemporâneo. A tese, redigida parcialmente em forma ensaística, articula os discursos estéticos com as experiências sensíveis ensejando questionamentos sobre as atuais práticas educacionais. O cotejamento das dimensões estético-formativas dos teóricos culmina na urgência de um reposicionamento autorreflexivo e crítico à supremacia da razão como forma determinada de aprendizado, colocando em questão o atual uso da sensibilidade na formação humana em sua abrangência no sistema educacional contemporâneo.
Resumo (inglês)
Reflecting on sensitive knowledge, as an essential element of knowledge, is the challenge proposed by this research to the pedagogical universe, which is bound by competence theories and subsidized by neoliberal educational reforms. A symptom of the fact that the stimuli of reason are insufficient to consolidate an education consistent with its concept today is evident in the constant pressure for performance metrics, assessed by learning evaluation tools, which generally prove to be deficient in relation to the desired goals. In this unsettling scenario, which is not very conducive to values other than those of the market, another perspective on education has emerged: sensitive education. Revisiting some concepts from German idealism, a dialogue is established between the initial idea of formation and the consequent repercussions of Enlightenment thinking in the educational field. Art education, which is increasingly being reduced in its full formative potential by public policies, will be addressed in its various forms, as a promoter of a more integrated education between intelligible and sensitive knowledge. To this end, the aesthetic-philosophical perspectives of Theodor W. Adorno and Jacques Rancière, who recognize in Art the possibility of reflecting on the process of rational objectification of humanity, underpin the development of this work. Fundamental elements were drawn from the perspectives mentioned, especially that of Theodor W. Adorno, which converge towards the practice of sensitive education in the contemporary world. The thesis, written partly in essay form, articulates aesthetic discourses with sensitive experiences, raising questions about current educational practices. The comparison of the aesthetic-formative dimensions of the theorists culminates in the urgency of a self-reflective and critical repositioning regarding the supremacy of reason as a determined form of learning, calling into question the current use of sensitivity in human formation within the scope of the contemporary educational system.
Descrição
Palavras-chave
Formação, Educação Sensível, Estética, Teoria Crítica, Formation, Sensitive Education, Aesthetics, Critical Theory
Idioma
Português
Citação
ANDRADE, Débora Cristina Paiva e Silva. A formação estética e suas contribuições para uma educação escolar sensível. 2025. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.