Logo do repositório
 

Mudanças climáticas na escola: um guia de formação continuada para professores do ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Galetti, Mauro

Coorientador

Braz, Michelle

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Ciências Biológicas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

As mudanças climáticas, intensificadas pelo crescente processo de antropização dos elementos naturais, são, hoje, um dos maiores desafios da sobrevivência da vida em nosso planeta. As alterações de temperatura na atmosfera, causadas em grande parte pela emissão de gases de efeito estufa como CO2, NH4 e N2O, vêm resultando em impactos ambientais, econômicos e sociais cada vez mais significativos. Apesar de fortes evidências científicas sobre as mudanças no clima, uma série de estratégias negacionistas tem crescido na sociedade e, diante de um cenário como este, torna-se crucial educar e informar a sociedade por meio de abordagens acessíveis e eficazes, que ultrapassem os limites dos círculos acadêmicos, alcançando o público em geral e possibilitem um trabalho efetivo de conscientização com as gerações futuras. O material disponível para professores do segundo grau a respeito das mudanças climáticas ainda é incompleto e quase inexistente. Para suprir, em parte, essa necessidade, o presente projeto propõe a criação de um material didático voltado para professores do Ensino Médio, com o objetivo de reunir as informações mais atuais a respeito das mudanças climáticas de forma clara e objetiva. A proposta busca fortalecer a formação continuada dos professores, promovendo uma conscientização ampla e colaborativa sobre as mudanças climáticas e seus impactos. Para isso, a metodologia do trabalho será dividida em duas fases principais. Na primeira fase, será realizada uma revisão bibliográfica sobre Educação Ambiental e mudanças climáticas, a partir de publicações científicas e documentos oficiais. Na segunda fase, o guia didático foi elaborado, com base nos dados coletados e no livro base, oferecendo uma perspectiva prática e interdisciplinar, que facilite a integração do tema ao currículo escolar. O conteúdo do guia será fundamentado em uma linguagem acessível e recursos pedagógicos que possibilitem uma aplicação eficiente. O projeto, assim, busca uma forma de preencher parte das lacunas na formação docente, auxiliando na construção de uma educação ambiental crítica que estimule o engajamento dos alunos e os tornem multiplicadores de conhecimento em suas comunidades.

Resumo (inglês)

Climate change, intensified by the growing process of anthropization of natural elements, is today one of the biggest challenges for the survival of life on our planet. Temperature changes in the atmosphere, caused largely by the emission of greenhouse gases such as CO2, NH4 and N2O, have resulted in increasingly significant environmental, economic and social impacts. Despite strong scientific evidence on climate change, a series of denialist strategies have been growing in society and, faced with such a scenario, it is crucial to educate and inform society through accessible and effective approaches that go beyond the limits of academic circles, reaching the general public and enabling effective awareness-raising work with future generations. The material available to secondary school teachers on climate change is still incomplete and almost non-existent. In order to partly meet this need, this project proposes the creation of didactic material aimed at high school teachers, with the aim of bringing together the most up-to-date information on climate change in a clear and objective way. The proposal seeks to strengthen teachers' continuing education, promoting a broad and collaborative awareness of climate change and its impacts. To this end, the work methodology will be divided into two main phases. In the first phase, a literature review was carried out on environmental education and climate change, based on scientific publications and official documents. In the second phase, the teaching guide was drawn up, based on the data collected and the base book, offering a practical and interdisciplinary perspective that facilitates the integration of the topic into the school curriculum. The content of the guide will be based on accessible language and pedagogical resources that enable efficient application. The project thus seeks to fill some of the gaps in teacher training, helping to build a critical environmental education that stimulates student engagement and makes them multipliers of knowledge in their communities.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Formação continuada, Mudanças climáticas, Educação climática, Environmental education, Continuing education, Climate change, Climate education

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação