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Publicação:
A mulher que luta sob a ótica da Mídia Ninja e do MBL: o 8M e os desafios da comunicação para paz nas mídias digitais

dc.contributor.advisorCabral, Raquel [UNESP]
dc.contributor.authorRodella, Ester, Alkimim Zanco
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-01-06T11:21:56Z
dc.date.available2021-01-06T11:21:56Z
dc.date.issued2020-11-30
dc.description.abstractEste trabalho pretende analisar e interpretar as estratégias de comunicação utilizadas pela Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) e pelo MBL (Movimento Brasil Livre), via Facebook, durante a realização do 8M (Parada Internacional de Mulheres)/Dia Internacional da Mulher, nas edições brasileiras de 2017, 2018, 2019 e 2020. Como percurso metodológico principal, partimos dos princípios do jornalismo para a paz como categorias analíticas para realização de análise de conteúdo combinada com a hermenêutica em profundidade. A intenção é observar se em suas estratégias de comunicação esses grupos contribuem para dar voz ao movimento das mulheres ou o desqualificam e deslegitimam. A abordagem da construção desses processos de produção de sentidos pautados em interesses políticos e sociais distintos e conflituosos (em período pós-impeachment de Dilma Roussef, primeira mulher presidente do Brasil, e eleição de Jair Bolsonaro, um presidente de orientação política conservadora) é essencial para compreender a dinâmica da produção e do consumo de comunicação na atualidade.pt
dc.description.abstractThis work intends to analyze and interpret the communication strategies used by the Ninja Media (Independent Narratives, Journalism and Action) and MBL (Movimento Brasil Livre), via Facebook, during the 8M (International Women's Parade) / International Women's Day , in the Brazilian editions of 2017, 2018, 2019 and 2020. As the main methodological path, we start from the principles of journalism for peace as analytical categories for conducting content analysis combined with in-depth hermeneutics. The intention is to observe whether in their communication strategies these groups contribute to giving voice to the women's movement or disqualify and delegitimize it. The approach to the construction of these processes of production of meanings based on distinct and conflicting political and social interests (in the postimpeachment period of Dilma Roussef, the first female president of Brazil, and the election of Jair Bolsonaro, a president of conservative political orientation) is essential to understand the dynamics of communication production and consumption todayen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId432748/2019
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202255
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFeminismospt
dc.subjectGreve de mulherespt
dc.subjectCiberativismopt
dc.subjectMídia independentept
dc.subjectMídias digitaispt
dc.subjectJornalismo para a pazpt
dc.titleA mulher que luta sob a ótica da Mídia Ninja e do MBL: o 8M e os desafios da comunicação para paz nas mídias digitaispt
dc.title.alternativeThe woman who fights from the perspective of Ninja Media and MBL: 8M and the challenges of communication for peace in digital mediaen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaProcessos midiáticos e práticas socioculturaispt

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