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Publicação:
A mulher que luta sob a ótica da Mídia Ninja e do MBL: o 8M e os desafios da comunicação para paz nas mídias digitais

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Orientador

Cabral, Raquel

Coorientador

Pós-graduação

Comunicação - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho pretende analisar e interpretar as estratégias de comunicação utilizadas pela Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) e pelo MBL (Movimento Brasil Livre), via Facebook, durante a realização do 8M (Parada Internacional de Mulheres)/Dia Internacional da Mulher, nas edições brasileiras de 2017, 2018, 2019 e 2020. Como percurso metodológico principal, partimos dos princípios do jornalismo para a paz como categorias analíticas para realização de análise de conteúdo combinada com a hermenêutica em profundidade. A intenção é observar se em suas estratégias de comunicação esses grupos contribuem para dar voz ao movimento das mulheres ou o desqualificam e deslegitimam. A abordagem da construção desses processos de produção de sentidos pautados em interesses políticos e sociais distintos e conflituosos (em período pós-impeachment de Dilma Roussef, primeira mulher presidente do Brasil, e eleição de Jair Bolsonaro, um presidente de orientação política conservadora) é essencial para compreender a dinâmica da produção e do consumo de comunicação na atualidade.

Resumo (inglês)

This work intends to analyze and interpret the communication strategies used by the Ninja Media (Independent Narratives, Journalism and Action) and MBL (Movimento Brasil Livre), via Facebook, during the 8M (International Women's Parade) / International Women's Day , in the Brazilian editions of 2017, 2018, 2019 and 2020. As the main methodological path, we start from the principles of journalism for peace as analytical categories for conducting content analysis combined with in-depth hermeneutics. The intention is to observe whether in their communication strategies these groups contribute to giving voice to the women's movement or disqualify and delegitimize it. The approach to the construction of these processes of production of meanings based on distinct and conflicting political and social interests (in the postimpeachment period of Dilma Roussef, the first female president of Brazil, and the election of Jair Bolsonaro, a president of conservative political orientation) is essential to understand the dynamics of communication production and consumption today

Descrição

Palavras-chave

Feminismos, Greve de mulheres, Ciberativismo, Mídia independente, Mídias digitais, Jornalismo para a paz

Idioma

Português

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