Logotipo do repositório
 

Publicação:
Séries de leitura graduada na escola primária em Mato Grosso do Sul: consolidação dos processos de leitura escolar

dc.contributor.authorBertoletti, Estela Natalina Mantovani [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Thaise Da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Grande Dourados
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.date.accessioned2021-07-14T10:36:02Z
dc.date.available2021-07-14T10:36:02Z
dc.date.issued2019-09-12
dc.description.abstractThis study analyzes two reading sets (named Vamos Estudar? and Vamos Sorrir?) used in the state of Mato Grosso do Sul, between the 1960s and 1970s, aiming to examine the specificity of these materials in the consolidation of the reading processes, within Brazil’s educational scene and within the aforementioned state’s circulation. A qualitative document research was carried out, in which two reading series used in the region during the period indicated were examined under the theoretical assumptions of the story of the book and of reading itself. The results point out that, by adopting a stimulating discourse of study (in the case of Vamos Estudar?) and a discourse of joy (in the case of Vamos Sorrir?), both manage to represent primary schooling, literacy and the substance of childhood, constitutive of this practice in their time. Furthermore, the texts in the materials have contributed to the construction of an identity that aimed at educating a good son, a good student and, in the future, a good citizen.en
dc.description.abstractEl presente trabajo analiza dos series de lectura (Vamos Estudar? e Vamos Sorrir?) utilizadas en Mato Grosso do Sul, entre las décadas de 1960 y 1970, teniendo como objetivo examinar la especificidad de esos materiales en la consolidación de los procesos de lectura escolar, en el escenario educativo brasileño y de circulación en ese estado. Se realizó una investigación cualitativa de base documental, en la cual se examinaron las dos series de lectura utilizadas en la región en el período indicado, bajo los presupuestos teóricos de la historia del libro y de la lectura. Los resultados permiten concluir que, en el caso de las series en análisis, mediante un discurso exhortativo del estudio (vamos a estudiar) y de la alegría (vamos sonreír), ambas pueden ser consideradas representativas de la escolarización primaria, de la alfabetización y del significado de la infancia subsumido en esa práctica en su época. Además, los textos presentes en los materiales contribuyeron a la constitución de una identidad que pretendía formar el buen hijo, el buen alumno y, en el futuro, el buen ciudadano.es
dc.description.abstractEste artigo analisa duas séries de leitura (Vamos Estudar? e Vamos Sorrir) utilizadas em Mato Grosso do Sul, entre as décadas de 1960 e 1970, tendo por objetivo examinar a especificidade desses materiais na consolidação dos processos de leitura escolar, no cenário educacional brasileiro e de circulação nesse estado. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de base documental, na qual foram examinadas as duas séries de leitura utilizadas na região no período indicado, sob os pressupostos teóricos da história do livro e da leitura. Os resultados permitem concluir que, no caso das séries em análise, mediante um discurso exortativo do estudo (vamos estudar) e da alegria (vamos sorrir), ambas podem ser consideradas representativas da escolarização primária, da alfabetização e do significado de infância subsumido nessa prática em sua época. Além disso, os textos presentes nos materiais contribuiram para a constituição de uma identidade que visava formar o bom filho, o bom aluno e, no futuro, o bom cidadão.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Grande Dourados
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent366-383
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.4150
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 100, n. 255, p. 366-383, 2019.
dc.identifier.doi10.24109/2176-6681.rbep.100i255.4150
dc.identifier.fileS2176-66812019000200366.pdf
dc.identifier.issn0034-7183
dc.identifier.issn2176-6681
dc.identifier.scieloS2176-66812019000200366
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212191
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjecthistory of the booken
dc.subjectset of graded readingen
dc.subjectdidactic booken
dc.subjecthistória do livropt
dc.subjectsérie de leitura graduadapt
dc.subjectlivro didáticopt
dc.titleSéries de leitura graduada na escola primária em Mato Grosso do Sul: consolidação dos processos de leitura escolarpt
dc.title.alternativeThe use of graded reading series at a primary school in Mato Grosso do Sul: consolidating the reading processes in schoolen
dc.title.alternativeSerie de lectura graduada en la escuela primaria en Mato Grosso do Sul: consolidación de los procesos de lectura escolares
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0003-4692-392X[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8555-3653[2]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2176-66812019000200366.pdf
Tamanho:
3.01 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções