Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira

dc.contributor.advisorMate, Alexandre Luiz [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Angela Consiglio Moreira da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-29T18:44:26Z
dc.date.available2018-08-29T18:44:26Z
dc.date.issued2018-07-02
dc.description.abstractO estudo investiga a relação entre o teatro e a educação a partir da proposição de reformulação de alguns expedientes temáticos (de organização e criação relacionados ao sujeito histórico do teatro de grupo da cidade de São Paulo) para as aulas de artes realizadas na escola de educação básica da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira. Essa escola tem intentado promover, em seu cotidiano, o protagonismo do(a) educando(a) e desenvolver a tão em voga “Gestão Democrática”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e práxica que propõe a aproximação entre a sala de ensaio e a sala de aula como uma possibilidade de experiência estético-pedagógica significativa aos(às) envolvidos(as). Nessa mesma direção, em consonância com os contextos circunscritos, o trabalho busca investigar e experienciar o desenvolvimento de processos de aprendizagem horizontalizados e humanizados dentro da instituição escolar.pt
dc.description.abstractThe present work investigates the relationship between the dramatics and education from the proposal of reformulation of some thematic expedients (of organization and creation related to the historical subject theater group of the city of São Paulo) for the art classes given in the school of primary education of the City Hall of Guarulhos Manuel Bandeira. This school has attempted to promote in it's, daily the protagonism of the student and develop the "Democratic Management" that is in vogue. It is a qualitative and praxis research that proposes the approximation between the rehearsal room and the teaching room as a possibility of a aesthetical-pedagogic experience of significance to the involved. In addition, in consonance with circumscript contexts, this work aims to investigate and experience the development of the learning processes horizontalized and humanized inside the teaching institution.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 5629523
dc.identifier.aleph000907323
dc.identifier.capes41002016026P1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154990
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTeatropt
dc.subjectTeatro de grupopt
dc.subjectMetodologia de criação teatralpt
dc.subjectTheateren
dc.subjectEducação básicapt
dc.subjectPrimary educationen
dc.subjectGroup theateren
dc.subjectTheatrical creation methodologyen
dc.titleAproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na escola da prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeirapt
dc.title.alternativeApproaches between the rehearsal space and classroom: narrative of theater experience developed, in perspective of collaboration and democracy, in the primary public school of Guarulhos Manuel Bandeiraen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6366706439459055
unesp.advisor.orcid0000-0001-9593-601X
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramArtes (mestrado profissional) - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaProcessos de ensino, aprendizagem e criação em artespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_acm_me_ia.pdf
Tamanho:
2.05 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.1 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: