Logotipo do repositório
 

Publicação:
Pá- metralhadora de palavras na socioeducação, práxis para construções de projetos de vida políticos e emancipatórios

dc.contributor.advisorFonseca, Débora Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorCoppi, Sueli de Fátima Caetano
dc.date.accessioned2024-01-11T11:25:43Z
dc.date.available2024-01-11T11:25:43Z
dc.date.issued2023-10-03
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição da poesia Slam para reconhecimento e entendimento no que concerne aos Direitos Humanos e para construções de projetos de vida políticos e emancipatórios de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação. A investigação ocorreu em um Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente no interior do Estado de São Paulo, com o prisma teórico do materialismo histórico e dialético e da psicologia sócio-histórica. Para o desenvolvimento da pesquisa, recorreu-se a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997), em formato de oficinas, nas quais ocorreram a apropriação das técnicas da Poetry Slam. Ao total foram realizadas 17 oficinas, estruturadas em 04 fases. Durante o processo investigativo, realizou-se a aplicação de dois questionários com os participantes da pesquisa, um questionário com funcionários de referência dos adolescentes e quatro grupos focais. Para análise dos dados, recorreu-se aos procedimentos metodológicos dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006,2013) (AGUIAR; ARANHA; SOARES, 2021). A análise dos dados permite identificar que as técnicas da Poetry Slam, podem contribuir de forma significativa para questões relacionadas à construção identitária, projetos de vida e reconhecimento e entendimento no que concerne aos Direitos Humanos, possibilitando reflexões e (res) significações no que concerne a realização do ser humano no mundo.pt
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze the contribution of Slam poetry to recognition and understanding regarding Human Rights and to the construction of political and emancipatory life projects for adolescents and young people in compliance with socio-educational internment measures. The investigation took place in a Socio-Educational Assistance Center for Adolescents in the interior of the State of São Paulo, with the theoretical prism of historical and dialectical materialism and socio-historical psychology. To develop the research, action research was used (THIOLLENT, 1997), in the form of workshops, in which the techniques of Poetry Slam were appropriated. In total, 17 workshops were held, structured into 4 phases. During the investigative process, two questionnaires were administered to the research participants, a questionnaire to the adolescents' reference employees and four focus groups. To analyze the data, we used the methodological procedures of the Meaning Centers (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013) (AGUIAR; ARANHA; SOARES, 2021). Data analysis allows us to identify that Poetry Slam techniques can contribute significantly to issues related to identity construction, life projects and recognition and understanding regarding Human Rights, enabling reflections and (re)meanings regarding fulfillment of human beings in the world.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001.
dc.identifier.lattes9497091440517482
dc.identifier.orcid0009-0006-0731-6499
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/252613
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSocioeducaçãopt
dc.subjectProjeto de vidapt
dc.subjectEmancipação humanapt
dc.subjectPoetry Slamen
dc.subjectSociety educationen
dc.subjectLife projecten
dc.subjectHuman emancipationen
dc.titlePá- metralhadora de palavras na socioeducação, práxis para construções de projetos de vida políticos e emancipatóriospt
dc.title.alternativePá- machine gun of words in socio-education, praxis for life project construction political and emancipatoryen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação - IB 33004137064P2
unesp.knowledgeAreaEducação
unesp.researchAreaPolíticas, gestão educacional e formação humana.

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
coppi_sfc_me_rcla.pdf
Tamanho:
7.72 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: