Publicação: Pá- metralhadora de palavras na socioeducação, práxis para construções de projetos de vida políticos e emancipatórios
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Fonseca, Débora Cristina 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - IB 33004137064P2
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição da poesia Slam para reconhecimento e entendimento no que concerne aos Direitos Humanos e para construções de projetos de vida políticos e emancipatórios de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação. A investigação ocorreu em um Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente no interior do Estado de São Paulo, com o prisma teórico do materialismo histórico e dialético e da psicologia sócio-histórica. Para o desenvolvimento da pesquisa, recorreu-se a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997), em formato de oficinas, nas quais ocorreram a apropriação das técnicas da Poetry Slam. Ao total foram realizadas 17 oficinas, estruturadas em 04 fases. Durante o processo investigativo, realizou-se a aplicação de dois questionários com os participantes da pesquisa, um questionário com funcionários de referência dos adolescentes e quatro grupos focais. Para análise dos dados, recorreu-se aos procedimentos metodológicos dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006,2013) (AGUIAR; ARANHA; SOARES, 2021). A análise dos dados permite identificar que as técnicas da Poetry Slam, podem contribuir de forma significativa para questões relacionadas à construção identitária, projetos de vida e reconhecimento e entendimento no que concerne aos Direitos Humanos, possibilitando reflexões e (res) significações no que concerne a realização do ser humano no mundo.
Resumo (inglês)
The present research aimed to analyze the contribution of Slam poetry to recognition and understanding regarding Human Rights and to the construction of political and emancipatory life projects for adolescents and young people in compliance with socio-educational internment measures. The investigation took place in a Socio-Educational Assistance Center for Adolescents in the interior of the State of São Paulo, with the theoretical prism of historical and dialectical materialism and socio-historical psychology. To develop the research, action research was used (THIOLLENT, 1997), in the form of workshops, in which the techniques of Poetry Slam were appropriated. In total, 17 workshops were held, structured into 4 phases. During the investigative process, two questionnaires were administered to the research participants, a questionnaire to the adolescents' reference employees and four focus groups. To analyze the data, we used the methodological procedures of the Meaning Centers (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013) (AGUIAR; ARANHA; SOARES, 2021). Data analysis allows us to identify that Poetry Slam techniques can contribute significantly to issues related to identity construction, life projects and recognition and understanding regarding Human Rights, enabling reflections and (re)meanings regarding fulfillment of human beings in the world.
Descrição
Palavras-chave
Socioeducação, Projeto de vida, Emancipação humana, Poetry Slam, Society education, Life project, Human emancipation
Idioma
Português