Publicação: A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido
dc.contributor.advisor | Bortz, Graziela [UNESP] | |
dc.contributor.author | Souza, Allan Christian Domingues [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T19:51:29Z | |
dc.date.available | 2019-06-03T19:51:29Z | |
dc.date.issued | 2019-03-29 | |
dc.description.abstract | “A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György Ligeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido” tem enquanto ponto de partida as discussões contidas em “Confluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia (1956-1966)” (SOUZA, 2014). Perante a confirmação da incidência de influência oriunda do modelo contrapontístico sobre a concepção do modelo micropolifônico (MARTÍN, 2001; HOLLOWAY, 2004; HALSEY, 2012; FERRAZ, 2010; CLENDINNING, 1989; GRIFFITHS, 1983; BERNARD, 1994; RODRIGUES, 2008; STEINITZ, 2003), ficou latente a hipótese de que o modelo contrapontístico pudesse ser mais um elemento fundamental a esta desta confluência. Desta maneira, a presente tese visa investigar se o modelo micropolifônico consiste em uma tríplice confluência entre os modelos serial, eletrônico e contrapontístico – de maneira que estes três modelos sejam caracterizados enquanto indissociáveis perante o conceito de micropolifonia. A metodologia baseia-se fundamentalmente na análise das obras concluídas durante a fase micropolifônica de Ligeti (1957-1967), orientada sob a ótica da tríplice confluência aqui posposta. A investigação da hipótese aqui levantada, assim como de suas implicações e, consequentemente, da maneira como teria se dado esta reação, constam como objetivos fundamentais à presente pesquisa. | pt |
dc.identifier.aleph | 000917289 | |
dc.identifier.capes | 33004013066P3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/182209 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Micropolifonia | pt |
dc.subject | György Ligeti | pt |
dc.subject | Tecnomorfismo | pt |
dc.subject | Contraponto | pt |
dc.subject | Música eletrônica | pt |
dc.subject | Música serial | pt |
dc.subject | Massas sonoras | pt |
dc.subject | Micropolyphony | en |
dc.subject | György Ligeti | en |
dc.subject | Technomorphism | en |
dc.subject | Counterpoint | en |
dc.subject | Electronic music | en |
dc.subject | Serial music | en |
dc.subject | Sound masses | en |
dc.title | A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György LIgeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido | pt |
dc.title.alternative | The triple historical-technical confluence in the concept of micropolyphony by György Ligeti (1957-1967): the conception of a hybrid technomorphic stylema | en |
dc.type | Tese de doutorado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Música - IA | pt |
unesp.knowledgeArea | Outra | pt |
unesp.researchArea | Relações interdisciplinares | pt |
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