Logotipo do repositório
 

Publicação:
Inteligência artificial generativa e educação: uma leitura a partir de revisão bibliográfica sistemática

dc.contributor.advisorLemos, Rodrigo Silva [UNESP]
dc.contributor.authorCampos, Mara Jane de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.coadvisorMagalhães, Danilo Marques de [Unesp]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista [Unesp]
dc.date.accessioned2024-12-19T14:32:45Z
dc.date.available2024-12-19T14:32:45Z
dc.date.issued2024-12-13
dc.description.abstractEste trabalho investiga a aplicação da Inteligência Artificial (IA) generativa no processo de ensino e aprendizado, com foco nos desafios e oportunidades que surgem dessa integração. A metodologia adotada foi a Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), que permitiu uma análise detalhada das principais publicações acadêmicas sobre o tema. O estudo aborda as implicações éticas, pedagógicas e didáticas do uso da IA na educação, destacando questões centrais como o impacto sobre a criatividade, autonomia dos alunos, desenvolvimento de habilidades sociais e os vieses algorítmicos que podem influenciar as práticas educativas. Além disso, examina as desigualdades no acesso às tecnologias, considerando como essas ferramentas emergentes podem tanto ampliar quanto reduzir essas disparidades. O trabalho sugere que, quando integrada de forma adequada, a IA tem o potencial de personalizar o ensino e contribuir para o desenvolvimento humano. No entanto, enfatiza-se a necessidade de uma implementação crítica e ética, que assegure a equidade e integridade no contexto educacional.pt
dc.description.abstractThis paper investigates the application of Generative Artificial Intelligence (AI) in the teaching and learning process, focusing on the challenges and opportunities that arise from this integration. The methodology adopted was the Systematic Literature Review (SLR), which enabled a detailed analysis of the main academic publications on the subject. The study addresses the ethical, pedagogical, and didactic implications of AI use in education, highlighting key issues such as the impact on creativity, student autonomy, the development of social skills, and the algorithmic biases that may influence educational practices. Furthermore, it examines the inequalities in access to technology, considering how these emerging tools can either widen or reduce these disparities. The paper suggests that, when properly integrated, AI has the potential to personalize education and contribute to human development. However, it emphasizes the need for a critical and ethical implementation to ensure equity and integrity within the educational context.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259311
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectInteligência artificialpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectVieses algorítmicospt
dc.subjectInclusão digitalpt
dc.subjectArtificial intelligenceen
dc.subjectEducationen
dc.subjectAlgorithmic biasesen
dc.subjectDigital inclusionen
dc.titleInteligência artificial generativa e educação: uma leitura a partir de revisão bibliográfica sistemáticapt
dc.title.alternativeGenerative artificial intelligence and education: a reading based on a systematic bibliographic reviewen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeMeu trabalho não apresentou defesapt
unesp.undergraduateRio Claro - IGCE - Geografiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
campos_mjo_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.91 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
campos_mjo_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
87.89 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: