Publicação: Inteligência artificial generativa e educação: uma leitura a partir de revisão bibliográfica sistemática
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Lemos, Rodrigo Silva 

Coorientador
Magalhães, Danilo Marques de
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Geografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho investiga a aplicação da Inteligência Artificial (IA) generativa no processo de ensino e aprendizado, com foco nos desafios e oportunidades que surgem dessa integração. A metodologia adotada foi a Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), que permitiu uma análise detalhada das principais publicações acadêmicas sobre o tema. O estudo aborda as implicações éticas, pedagógicas e didáticas do uso da IA na educação, destacando questões centrais como o impacto sobre a criatividade, autonomia dos alunos, desenvolvimento de habilidades sociais e os vieses algorítmicos que podem influenciar as práticas educativas. Além disso, examina as desigualdades no acesso às tecnologias, considerando como essas ferramentas emergentes podem tanto ampliar quanto reduzir essas disparidades. O trabalho sugere que, quando integrada de forma adequada, a IA tem o potencial de personalizar o ensino e contribuir para o desenvolvimento humano. No entanto, enfatiza-se a necessidade de uma implementação crítica e ética, que assegure a equidade e integridade no contexto educacional.
Resumo (inglês)
This paper investigates the application of Generative Artificial Intelligence (AI) in the teaching and learning process, focusing on the challenges and opportunities that arise from this integration. The methodology adopted was the Systematic Literature Review (SLR), which enabled a detailed analysis of the main academic publications on the subject. The study addresses the ethical, pedagogical, and didactic implications of AI use in education, highlighting key issues such as the impact on creativity, student autonomy, the development of social skills, and the algorithmic biases that may influence educational practices. Furthermore, it examines the inequalities in access to technology, considering how these emerging tools can either widen or reduce these disparities. The paper suggests that, when properly integrated, AI has the potential to personalize education and contribute to human development. However, it emphasizes the need for a critical and ethical implementation to ensure equity and integrity within the educational context.
Descrição
Palavras-chave
Inteligência artificial, Educação, Vieses algorítmicos, Inclusão digital, Artificial intelligence, Education, Algorithmic biases, Digital inclusion
Idioma
Português