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Projeto trilha na casa da natureza

dc.contributor.authorRodrigues. Valdemir Antonio [UNESP]
dc.contributor.authorBarbosa, Ariane Peres [UNESP]
dc.contributor.authorEscaquete, David [UNESP]
dc.contributor.authorEsvicero, Letícia [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Renata Ruiz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:09:49Z
dc.date.available2017-01-18T18:09:49Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: A trilha na floresta é um caminho natural traçado com ciência e arte, formando um ambiente especial, interativo com os cinco sentidos e não convencional; um novo paradigma da educação ambiental e ecoturismo na conscientização ambiental dos visitantes da trilha e da sociedade. O Programa de Educação Ambiental na Trilha teve início em 24/04/98, na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu. Objetivos: A longo prazo: Promover a Conscientização Ambiental dos estudantes do ensino fundamental e médio, possibilitando a melhoria de qualidade de vida da família e da comunidade. Médio prazo: Motivar os alunos aos estudos à tornarem elos de educação ambiental, buscando os cursos, podendo chegar a universidade, conquistando sua cidadania. Curto prazo: proporcionar o reencontro do Homem com a natureza, onde ele a vivencia paz, beleza e energia na Trilha; desenvolver as temáticas sobre: água, poluição, lixo, erosão, fotossíntese, desmatamento, biodiversidade e sustentabilidade, com o espírito de conservação da natureza; promover a sensibilização junto as árvores, a interpretação da natureza, a interdisciplinaridade através da teoria dos cinco sentidos; arborização das escolas com os universitários, semeando a conscientização da escola arborizada. Métodos: As bases do programa de educação ambiental são a Trilha e a Casa da Natureza. Estas são as ferramentas indispensáveis no processo interdisciplinar de conscientização. 1a etapa: A caminhada na Trilha é um "Laboratório Vivo" com percurso de 2.000 metros, entre floresta natural e mata ciliar, um ambiente com biodiversidade adequada para o aprendizado dos visitantes. 2a Filme ambiental passando uma visão de preservação ambiental na Casa da Natureza e mostruário dos elementos da natureza em exposição permanente. 3a arborização das escolas onde os alunos de cada classe planta uma árvore, e) Incentivar a redação sobre água, lixo e natureza. A avaliação é feita observando o desenvolvimento das árvores, questionários dos cinco sentidos: audição, visão, olfato, paladar, e tato, e através dos Passeios ecológicos na trilha. Resultados: A conscientização dos jovens sobre a importância da preservação da natureza e da escola arborizada, são as sementes lançadas a cada visita à 10.000 estudantes em 4 anos. Plantando árvores nas escolas, estamos plantando sonhos, cidadania, frutos de preservação, melhoria da paisagem, conscientização ambiental do aluno, resultando em melhor qualidade de VIDA da comunidade e do ambiente.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência Florestal, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência Florestal, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio16.htm
dc.identifier.lattes3258670289217718
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148372
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleProjeto trilha na casa da naturezapt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3258670289217718
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatupt
unesp.departmentCiência Florestal - FCApt

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