Projeto trilha na casa da natureza
dc.contributor.author | Rodrigues. Valdemir Antonio [UNESP] | |
dc.contributor.author | Barbosa, Ariane Peres [UNESP] | |
dc.contributor.author | Escaquete, David [UNESP] | |
dc.contributor.author | Esvicero, Letícia [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Renata Ruiz [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:49Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:49Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: A trilha na floresta é um caminho natural traçado com ciência e arte, formando um ambiente especial, interativo com os cinco sentidos e não convencional; um novo paradigma da educação ambiental e ecoturismo na conscientização ambiental dos visitantes da trilha e da sociedade. O Programa de Educação Ambiental na Trilha teve início em 24/04/98, na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu. Objetivos: A longo prazo: Promover a Conscientização Ambiental dos estudantes do ensino fundamental e médio, possibilitando a melhoria de qualidade de vida da família e da comunidade. Médio prazo: Motivar os alunos aos estudos à tornarem elos de educação ambiental, buscando os cursos, podendo chegar a universidade, conquistando sua cidadania. Curto prazo: proporcionar o reencontro do Homem com a natureza, onde ele a vivencia paz, beleza e energia na Trilha; desenvolver as temáticas sobre: água, poluição, lixo, erosão, fotossíntese, desmatamento, biodiversidade e sustentabilidade, com o espírito de conservação da natureza; promover a sensibilização junto as árvores, a interpretação da natureza, a interdisciplinaridade através da teoria dos cinco sentidos; arborização das escolas com os universitários, semeando a conscientização da escola arborizada. Métodos: As bases do programa de educação ambiental são a Trilha e a Casa da Natureza. Estas são as ferramentas indispensáveis no processo interdisciplinar de conscientização. 1a etapa: A caminhada na Trilha é um "Laboratório Vivo" com percurso de 2.000 metros, entre floresta natural e mata ciliar, um ambiente com biodiversidade adequada para o aprendizado dos visitantes. 2a Filme ambiental passando uma visão de preservação ambiental na Casa da Natureza e mostruário dos elementos da natureza em exposição permanente. 3a arborização das escolas onde os alunos de cada classe planta uma árvore, e) Incentivar a redação sobre água, lixo e natureza. A avaliação é feita observando o desenvolvimento das árvores, questionários dos cinco sentidos: audição, visão, olfato, paladar, e tato, e através dos Passeios ecológicos na trilha. Resultados: A conscientização dos jovens sobre a importância da preservação da natureza e da escola arborizada, são as sementes lançadas a cada visita à 10.000 estudantes em 4 anos. Plantando árvores nas escolas, estamos plantando sonhos, cidadania, frutos de preservação, melhoria da paisagem, conscientização ambiental do aluno, resultando em melhor qualidade de VIDA da comunidade e do ambiente. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência Florestal, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência Florestal, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio16.htm | |
dc.identifier.lattes | 3258670289217718 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148372 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Projeto trilha na casa da natureza | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3258670289217718 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu | pt |
unesp.department | Ciência Florestal - FCA | pt |