Publication: Uma análise da interface formação docente e o processo de ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental II em escolas públicas do município de Sertãozinho/SP
Loading...
Date
Advisor
Maia, Diego Corrêa 

Coadvisor
Graduate program
Geografia - IGCE
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Master's thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
O processo de ensino e aprendizagem na Geografia visa a permitir e possibilitar aos educandos uma compreensão crítica da realidade, haja vista que estes devem se colocar de forma propositiva diante dos problemas enfrentados. Dessa forma, este estudo se justifica por inquietações vivenciadas por professores de Geografia que atuam na rede pública de ensino do munícipio de Sertãozinho/SP, no Ensino Fundamental II. Tais profissionais observam dificuldades no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, grande parte baseada na interface Geografia e Educação. Utilizaram-se como aporte teórico-metodológico principalmente estudos realizados por André, Callai, Castrogiovanni, Cavalcanti, Freire, Lacoste, Libâneo, Moraes, Kaercher e Zuba. A metodologia foi conduzida, inicialmente, pela revisão de literatura; em um segundo momento, houve visitas às unidades escolares, empregando-se aos alunos e docentes das escolas analisadas questionário semiestruturado, bem como entrevistas aos professores. Destarte, o presente estudo almeja compreender de que maneira a formação inicial dos professores de Geografia que ministram aulas no Ensino Fundamental II, vinculados às redes municipais e estaduais de ensino do município de Sertãozinho (SP), contribui para o processo ensino-aprendizagem do educando. O trabalho está ancorado na pesquisa etnográfica e na pesquisa participante, considerando as aulas de Geografia, o contexto escolar, bem como o perfil dos estudantes. A análise dos dados foi baseada tanto na transcrição das entrevistas, das citações e das narrativas realizadas pelos professores quanto pelas respostas registrado nos questionários aplicados a alunos e professores. De forma a contribuir com melhorias que se fazem necessárias na rede pública de ensino da cidade em estudo, os principais resultados que foram observados na pesquisa estão relacionados à estrutura física das salas de aula, à insatisfação por parte dos alunos e docentes com o material didático, ao quantitativo de alunos por sala, sobretudo nas escolas estaduais. Nesse sentido, foi destacado que as diretrizes pedagógicas estão embasadas em currículos excessivamente prescritivos, nos quais a realidade do aluno não é exemplificada, deixando explícita a necessidade de elucidar os grandes eixos do currículo com situações didáticas, levando o aluno a aprimorar o domínio da linguagem geográfica, tendo ampla aplicabilidade do conhecimento e da seleção dos conteúdos geográficos. Nessa perspectiva, é relevante enfatizar a necessidade de formação continuada para os docentes, uma vez que essa é entendida como requisito para melhores metodologias e aperfeiçoamento nas práticas didáticas.
Abstract (english)
The teaching and learning process in Geography aims to allow and enable students to have a critical understanding of reality, given that they must pose themselves purposefully in the face of the problems faced. Thus, this study is justified by concerns experienced by teachers of Geography who work in the public school system of the municipality of Sertãozinho / SP, in Elementary School II. Such professionals observe difficulties in the development of the students' teaching and learning process, largely based on the Geography and Education interface. Theoretical-methodological contribution was mainly used by studies carried out by André, Callai, Castrogiovanni, Cavalcanti, Freire, Lacoste, Libâneo, Moraes, Kaercher and Zuba. The methodology was conducted, initially, by the literature review; in a second moment, there were visits to the school units, employing students and teachers from the analyzed schools, a semi-structured questionnaire, as well as interviews with teachers Thus, this study aims to understand how the initial training of Geography teachers who teach classes in Elementary School II, linked to the municipal and state education networks of the municipality of Sertãozinho (SP), contributes to the student's teaching-learning process . The work is anchored in ethnographic research and participatory research, considering Geography classes, the school context, as well as the students' profile. The analysis of the data was based both on the transcription of the interviews, the quotes and the narratives carried out by the teachers and on the answers recorded in the questionnaires applied to students and teachers. In order to contribute with improvements that are necessary in the public school system of the city under study, the main results that were observed in the research are related to the physical structure of the classrooms, the dissatisfaction on the part of students and teachers with the didactic material, the number of students per class, especially in state schools. In this sense, it was highlighted that the pedagogical guidelines are based on excessively prescriptive curricula, in which the student's reality is not exemplified, making explicit the need to elucidate the main axes of the curriculum with didactic situations, leading the student to improve the mastery of language geographic area, with wide applicability of knowledge and selection of geographical content. In this perspective, it is relevant to emphasize the need for continuing education for teachers, since this is understood as a requirement for better methodologies and improvement in teaching practices.
Description
Keywords
Ensino de geografia, Escolas públicas, Formação docente, Didática, Geography teaching, Public schools, Teacher training, Didactic
Language
Portuguese