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Publicação:
Arlequim folião: o folclore no nacionalismo modernista

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Data

Orientador

Guimarães, Dulce Maria Pamplona

Coorientador

Pós-graduação

História - FCHS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

No presente trabalho desenvolveu-se uma reflexão, que partindo da busca de compreender o folclore se dedicou a estuda-lo em quanto uma reflexão social desenvolvida em um determinado período. Deste modo, este estudo voltou-se a analisar a relação do conceito folclore para as elites modernista brasileiras que na década de 20 buscaram um referencial para uma arte nacional autêntica, encontraram nas reflexões sobre o folclore referenciais solidificáveis para organizar suas reflexões. Tal período se coloca como fomentador das discussões em torno da nacionalidade e consequentemente do folclore para as décadas seguintes. Isso permite pensar que foi a partir daí que o conceito de folclore no Brasil desenvolveu suas formas mais comuns. Podem ser exemplo destas formas, as formulações oficiais do conceito na política cultural varguista, nos trabalhos de folcloristas como Câmara Cascudo e Mário de Andrade, assim como nas Campanhas de Defesas do folclore Brasileiro nas décadas de 40 até 70.

Descrição

Palavras-chave

Modernismo (Arte) - Brasil

Idioma

Português

Como citar

PUPO, Guilherme Falcon. Arlequim folião: o folclore no nacionalismo modernista. 2001. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2001.

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