Publicação: Arlequim folião: o folclore no nacionalismo modernista
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Autores
Orientador
Guimarães, Dulce Maria Pamplona 

Coorientador
Pós-graduação
História - FCHS
Curso de graduação
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
No presente trabalho desenvolveu-se uma reflexão, que partindo da busca de compreender o folclore se dedicou a estuda-lo em quanto uma reflexão social desenvolvida em um determinado período. Deste modo, este estudo voltou-se a analisar a relação do conceito folclore para as elites modernista brasileiras que na década de 20 buscaram um referencial para uma arte nacional autêntica, encontraram nas reflexões sobre o folclore referenciais solidificáveis para organizar suas reflexões. Tal período se coloca como fomentador das discussões em torno da nacionalidade e consequentemente do folclore para as décadas seguintes. Isso permite pensar que foi a partir daí que o conceito de folclore no Brasil desenvolveu suas formas mais comuns. Podem ser exemplo destas formas, as formulações oficiais do conceito na política cultural varguista, nos trabalhos de folcloristas como Câmara Cascudo e Mário de Andrade, assim como nas Campanhas de Defesas do folclore Brasileiro nas décadas de 40 até 70.
Descrição
Palavras-chave
Modernismo (Arte) - Brasil
Idioma
Português
Como citar
PUPO, Guilherme Falcon. Arlequim folião: o folclore no nacionalismo modernista. 2001. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2001.