Logotipo do repositório
 

Publicação:
Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias

dc.contributor.advisorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorBozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:41Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:41Z
dc.date.issued2010-03-16
dc.description.abstractCompreender o papel da linguagem na Educação em Ciências tem sido o objeto de investigação de estudos para diversos pesquisadores nos últimos tempos. Além disso, verifica-se, também uma mudança na maneira de compreender o papel da linguagem na educação científica. Ou seja, tem havido um crescente interesse sobre a natureza das interações entre professores e alunos visando à construção de conhecimentos científicos, e sobre o papel das diferentes linguagens e discursos que circulam no contexto interativo discursivo da sala de aula. Diante disso, nos concentramos neste estudo a investigar o processo de mobilização de saberes docentes em cotextos interativos discursivos de ensino de Física envolvendo analogias e seu potencial como recurso didático. Além disso, por estar inserido na área de formação de professores, este estudo também tem por objetivo gerar reflexões acerca do potencial das analogias como recurso didático, possível de subsidiar o desenvolvimento de ações no campo da formação inicial de professores, investigar habilidades que os futuros professores possuem (ou deveriam possuir) visando a produção e o desenvolvimento de atividades de ensino que comportem a analogia como um recurso didáticopt
dc.description.abstractUnderstanding the role of language in Science teaching has been the object of research studies for many researchers in recent times. Moreover, there is also a change in the way of understanding the role of language in science education. In other words, there has been a growing interest in the nature of interactions between teachers and pupils to the construction of scientifc knowledge and the role of different languages and discourses that circulate in the discursive context of the interactive classroom. Given this, we focus in this study to investigate the mobilization of teachers knowledge in interactive contexts discursive teaching physics involving analogies. On addition, by being inserted in the area of teacher training, this study also aims to generate ideas about the potential of analogies as a teaching tool possible to subsidize the development of actions in the field of initial teacher training, research skills that future teachers have (or should have) aiming at the production and development of educational activities involving the analogy as a teaching resourceen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent258 f. : il., tabs.
dc.identifier.aleph000631786
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationBOZELLI, Fernanda Cátia. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
dc.identifier.filebozelli_fc_dr_bauru.pdf
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.lattes1837401949199252
dc.identifier.orcid0000-0002-9985-1475
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102034
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores de físicapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectInteração discursiva - Analogiaspt
dc.subjectTeacher's initial training of Physicsen
dc.subjectTeacher Knowledgeen
dc.subjectDiscursive interactionsen
dc.subjectAnalogiesen
dc.titleSaberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogiaspt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.lattes1837401949199252[1]
unesp.author.orcid0000-0002-9985-1475[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bozelli_fc_dr_bauru.pdf
Tamanho:
1.18 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format