Publicação: O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Adoue, Silvia Beatriz 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Sociais - FCLAR
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The following study intends to demonstrate, through the research of chosen bibliography and stories from theater workshops, how the Theater of the Oppressed, as systematized by Augusto Boal, constitutes itself as a pedagogical instrument. Through the whole set of its techniques and artistical philosophy, which shows an intimacy with a liberating pedagogical pratice, it's made an questioning of the role of art as a force of change of the reality, as an source of empowerment of the social actors that claims it
Resumo (português)
O estudo que se segue intenta demonstrar, a partir da pesquisa da bibliografia escolhida e relatos de oficinas teatrais, de que forma o Teatro do Oprimido, tal como sistematizado por Augusto Boal, se constitui enquanto instrumento pedagógico. A partir da totalidade de suas técnicas e de sua filosofia artística, que denota uma intimidade com uma prática pedagógica libertadora, realiza-se o questionamento do papel da arte enquanto potência transformadora da realidade, enquanto disparadora de um empoderamento dos sujeitos sociais que dela se apropriam
Descrição
Palavras-chave
Boal, Augusto 1931-2009, Teatro, Educação - Estudo e ensino, Arte, Theater
Idioma
Português
Como citar
CAMPOS, Rafael dos Santos de Almeida. O curinga na educação: o Teatro do Oprimido como prática pedagógica. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2018.